Serra já aplicou mais de 135 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Compartilhe:
Vacinação deve começar nesta quarta-feira. Foto: Agência Brasil
Vacinação deve começar nesta quarta-feira. Foto: Agência Brasil

A Serra já aplicou mais de 135 mil doses de vacina contra a Covid-19 desde o início da vacinação ocorrido em 18 de janeiro deste ano, quando a primeira pessoa em território capixaba, a técnica de enfermagem, Iolanda Brito, foi imunizada contra a doença.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, no total o município já vacinou 135.937 pessoas, sendo que deste montante 44.494 pessoas já receberam as duas doses de alguma das vacinas disponibilizadas no Brasil: Astrazeneca/Fiocruz, Coronavac/Butantan e Pfizer/Biontech. Outras 91.453 receberam a primeira dose.

Deste total, 52.403 são pessoas do sexo masculino e 83.534 do sexo feminino. Ainda segundo o Ministério da Saúde, a maioria das doses aplicadas foram da vacina do Instituto Butantan, a Coronavac, 87.344, 42.875 foram da Astrazeneca, e 3.260 da Pfizer.

A maior parte das pessoas vacinadas tem a idade entre 60 a 64 anos, 25.203, sendo 20.996 com a primeira dose e 4.207 com a segunda dose.

Já o grupo com idade entre 65 e 69 anos aparece com 24.377 doses aplicadas: 14.178 com a primeira dose e 10.199 com a segunda.

O Espírito Santo recebeu do Ministério da Saude, 1.910.060 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 1.825.943 foram distribuídas aos municípios; 944.990 foram utilizadas para a primeira dose e 401.512 para a segunda dose.

Vagas para agendamento de vacina

E tem vaga aberta para os grupos prioritários no site da Prefeitura da Serra. O agendamento foi aberto na última quarta-feira (26) e ainda tem quantitativo de vacina para quem quiser receber o imunizante contra a Covid-19.

Todos os agendamentos deverão ser feitos no site da Prefeitura, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/.

Para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, podem fazer o agendamento idosos com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades da fase 1 (síndrome de down, deficiência mental/intelectual, obesidade mórbida, doença renal crônica em diálise, fibrose cística), com idade entre 18 e 59 anos e demais comorbidades da fase 2 que tenham idade entre 30 e 59 anos.

Podem fazer também o agendamento as pessoas com deficiências permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), também na faixa etária de 30 a 59 anos.

Serão abertas vagas também para as gestantes e puérperas que tomarão a primeira dose da vacina da Pfizer.

Os idosos com mais de 80 anos que precisam tomar a segunda dose da vacina do laboratório Fiocruz/AstraZeneca, também podem fazer o agendamento no site da Prefeitura.

Já para os trabalhadores da saúde serão abertas vagas para a segunda dose tanto da vacina da Fiocruz/ Astrazeneca como do Butantan/Coronavac.

Trabalhadores da Educação acima de 40 anos (professores e auxiliares que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio e técnico e gestores dessas unidades escolares) podem se vacinar contra a Covid-19, mediante agendamento on-line no link http://gti.serra.es.gov.br/. Não haverá mais lista nominal para seguir a ordem de vacinação desses profissionais.

A vacinação ocorrerá na sexta (28), sábado (29) e segunda-feira (31) nas seis seis Unidades Regionais de Saúde e nas Unidades Básicas de Planalto Serrano A, Nova Almeida, Bairro de Fátima, Eldorado, Carapina Grande, Jardim Tropical, Laranjeiras Velha, Parque Residencial Laranjeiras, Cidade Continental, Nova Carapina I e II, José de Anchieta, André Carloni, São Marcos e Central Carapina. Também haverá vacinação nos drive-thrus do Parque da Cidade. No sábado (29), a Multivix também terá pontos de vacinação da Influenza e 2ª dose para trabalhadores da Saúde.

Influenza

Para a Influenza o público-alvo são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, professores de todas as faixas etárias, da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico e os idosos com mais de 60 anos. A vacinação também ocorrerá na sexta (28), sábado (29) e segunda-feira (31) em todas as Unidades de Saúde do Município.

Documentos exigidos

Para se vacinar, todos deverão levar documento com foto e cartão de vacina. Os trabalhadores da educação abrangidos para a vacina da Covid e os professores, para tomar a vacina contra a gripe, devem levar a declaração emitida pela escola, conforme padronização pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu) – conforme abaixo.

Quem tem comorbidades e vacinará contra a Covid-19, deverá apresentar o laudo médico ou a declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz o tratamento ou a prescrição médica contendo a descrição da comorbidade. A receita de medicamento não será aceita.

As pessoas com deficiências permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão apresentar documento com foto e o cartão do BPC.

Os laudos/declarações ficarão retidos na sala de vacinação e precisam ser de 2018 em diante. Por isso, é necessário que a pessoa leve o original do documento e a cópia.

É preciso estar atento ao intervalo das vacinas. Caso já tenham tomado a vacina contra a Covid-19, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe e demais vacinas.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também