Serra investe 167 mil em iluminação para que tartaruguinhas não se confundam e morram esmagadas

Compartilhe:
A iluminação estava alterando o senso de direção das tartariguinhas e fazendo com que elas fossem em direção a rua, ao invés do mar. Foto: divulgação.
A iluminação estava alterando o senso de direção das tartaruguinhas e fazendo com que elas fossem em direção a rua, ao invés do mar. Foto: divulgação.

Ação das secretarias de Meio Ambiente e Serviços, em parceria com o projeto Tamar, possibilitou a separação das lâmpadas de praia e das ruas dos balneários de Bicanga e Carapebus. Portanto, de acordo com a Prefeitura da Serra, agora será possível desligar as lâmpadas da praia sem prejudicar a iluminação das vias públicas.

Esta iniciativa foi uma forma de não atrapalhar a desova das tartarugas marinhas na região. As luzes artificiais levam os animais recém-nascidos a caminhar em direção à rua ao invés do mar, e com isso alguns filhotes de tartarugas estavam sendo esmagados por veículos ou se perdiam e nas vias, morrendo em seguida.

O investimento de R$ 167 mil permitiu que as vias seguissem iluminadas sem prejuízo para a vida marinha. Agora, as luzes serão apagadas a partir das 21 horas. A Prefeitura ainda destacou que as lâmpadas da rua dos dois balneários seguirão funcionando normalmente.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também