
Afim de evitar dores de cabeça aos moradores da Serra, que estão com foco total na preparação final para as ceias de fim de ano, os fiscais da Vigilância Sanitária municipal têm realizado blitz nos estabelecimentos licenciados que possuem grande rotatividade de consumidores no município. O objetivo da ação é de verificar as condições higiênico-sanitárias dos supermercados.
+ Orca que morreu na Serra tinha quase 1 metro de plástico no estômago
As fiscalizações, que começaram no dia 13 de dezembro, ocorrem até o dia 30 de dezembro com objetivo de garantir mais segurança aos consumidores, verificando e orientando às redes quanto as irregularidades que forem constatadas.
Segundo informações da prefeitura, até esta quarta (21), oito supermercados foram vistoriados e, até este momento não foram encontradas situações de risco grave e iminente à saúde pública. Os responsáveis pelos estabelecimentos onde foram encontradas falhas e irregularidades são orientados e notificados com prazo para correção. A expectativa é de verificar 30 supermercados.
Leia também
Quanto as condições higiênico-sanitárias, as equipes de vigilância sanitária da Serra leva em consideração desde a estrutura física até as condições necessárias para acondicionamento, fluxo de produção, descongelamento técnico, estocagem e até embalagem.
Os alimentos produzidos, acondicionados e transportados de forma inadequada têm o risco de serem contaminados por bactérias de coliformes fecais, como a Escherichia coli, por exemplo, que podem causar vômito, diarreia, dores abdominais, febre, entre outros sintomas.
Recomendações aos consumidores da Serra
Apesar das fiscalizações, o consumidor da Serra também deve ficar atento e pode contribuir com a vigilância. Segundo as informações da equipe de Vigilância Sanitária municipal, ao realizar a compra ou receber encomendas, vale a pena observar:
- Odor ácido, azedo, cheiro forte muito característico de contaminação;
- Textura diferente da esperada, como viscosidade, a presença de líquido e espuma;
- Para pratos quentes, o ideal é consumi-lo em até duas horas após o recebimento, mantendo-o dentro do forno aquecido (desligado, porém, ainda quente);
- Já, para frios, manter os preparos na geladeira e consumi-los em até quatro horas;
E as sobras das ceias? O que fazer?
As chamadas sobras limpas das ceias, ou seja, aquelas que não foram servidas e consumidas em em até duas após o início da refeição, poderão ser armazenadas sob refrigeração (geladeira) inferior a 5ºC (na primeira prateleira da geladeira), e consumidas em até dois dias. Também podem ser armazenadas sob congelamento inferior a -16ºC, nesse caso, para consumo em até 30 dias.
Em caso de dúvidas ou denúncias sobre a comercialização de produtos impróprios para consumo, o morador da Serra pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária da cidade pelo e-mail: alimentos.visa@serra.es.gov.br.

