
Uma novidade que está sendo implantada pela Prefeitura da Serra promete melhorar o descarte de lixo nos bairros da cidade. Nesta terça-feira (14), a Secretaria de Serviços iniciou a instalação de lixeiras subterrâneas, que prometem funcionar de forma inteligente, melhorar a estética do local e incentivar a coleta sustentável.
De acordo com a Prefeitura da Serra, serão dois módulos, inicialmente: um destinado para resíduo comum e, outro, para resíduo seletivo. Até o final desta semana, eles estarão na entrada da Vila de Manguinhos, na Rua Engenheiro Ceciliano Abel de Almeida.
A novidade, ainda segundo a prefeitura, vai contribuir com a manutenção da estética de cidade limpa, organizada, além de amiga da natureza.
“A Serra tem lugares formidáveis e esses novos contentores virão não só para preservar isso como, também, contribuir com a questão da sustentabilidade. Também pretendemos estimular a consciência sustentável da população”, explicou o secretário de Serviços da Serra, Enivaldo Dias.
Um dos principais diferenciais das novas lixeiras é a tecnologia. Os módulos irão avisar, automaticamente, à Secretaria de Serviços da Serra, quando estiverem com 80% da capacidade.
Cada contentor terá a capacidade para três mil litros. Apesar das caixas serem subterrâneas, o lixo será colocado através de um compartimento cilíndrico, instalado logo acima da caixa.
A coleta será realizada com o auxílio de um equipamento hidráulico, que vai içar as caixas até o caminhão. Isso vai acontecer no momento em que a capacidade da caixa atingir 80%, e um dispositivo ligado à Secretaria de Serviços emitirá o sinal de alerta.
Serra quer instalar lixeiras em mais bairros
Os novos contentores também estão previstos para mais outros dois bairros, conforme explica o secretário.
“Pretendemos instalar em Serra Sede e na Praça da Luz, em Laranjeiras. Vamos acompanhar a resposta dos munícipes ao utilizar esse novo equipamento. Dando tudo certo, e é o que esperamos, vamos expandir, contribuindo para deixar a Serra ainda mais bonita, limpa e sustentável”.
Resíduos coletados
Por mês, são coletados e transportados ao destino em aterro sanitário um quantitativo de 11.7 mil toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Desse total, 40% poderia ser reciclado.
E por falar em resíduos reciclados, por mês, a coleta seletiva realizada pela Prefeitura da Serra coleta em torno de 13 toneladas de materiais recicláveis. É importante ressaltar que o município também realiza coleta seletiva por meio do modelo de entrega voluntária em Locais de Entrega Voluntária (LEV).
Os materiais recicláveis coletados dos 125 LEVS distribuídos em alguns logradouros e prédios públicos (incluindo 86 unidades de ensino municipais) são doados às associações de catadores organizadas do município da Serra.

