Serra instala lixeiras subterrâneas e inteligentes; veja como funciona

Compartilhe:
Lixeira Prefeitura da Serra
Crédito: Divulgação
Lixeira Prefeitura da Serra
Lixeiras subterrâneas estão sendo instaladas pela Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação

Uma novidade que está sendo implantada pela Prefeitura da Serra promete melhorar o descarte de lixo nos bairros da cidade. Nesta terça-feira (14), a Secretaria de Serviços iniciou a instalação de lixeiras subterrâneas, que prometem funcionar de forma inteligente, melhorar a estética do local e incentivar a coleta sustentável.

De acordo com a Prefeitura da Serra, serão dois módulos, inicialmente: um destinado para resíduo comum e, outro, para resíduo seletivo. Até o final desta semana, eles estarão na entrada da Vila de Manguinhos, na Rua Engenheiro Ceciliano Abel de Almeida.

A novidade, ainda segundo a prefeitura, vai contribuir com a manutenção da estética de cidade limpa, organizada, além de amiga da natureza.

“A Serra tem lugares formidáveis e esses novos contentores virão não só para preservar isso como, também, contribuir com a questão da sustentabilidade. Também pretendemos estimular a consciência sustentável da população”, explicou o secretário de Serviços da Serra, Enivaldo Dias.

Um dos principais diferenciais das novas lixeiras é a tecnologia. Os módulos irão avisar, automaticamente, à Secretaria de Serviços da Serra, quando estiverem com 80% da capacidade.

Cada contentor terá a capacidade para três mil litros. Apesar das caixas serem subterrâneas, o lixo será colocado através de um compartimento cilíndrico, instalado logo acima da caixa.

A coleta será realizada com o auxílio de um equipamento hidráulico, que vai içar as caixas até o caminhão. Isso vai acontecer no momento em que a capacidade da caixa atingir 80%, e um dispositivo ligado à Secretaria de Serviços emitirá o sinal de alerta.

Serra quer instalar lixeiras em mais bairros

Os novos contentores também estão previstos para mais outros dois bairros, conforme explica o secretário.

“Pretendemos instalar em Serra Sede e na Praça da Luz, em Laranjeiras. Vamos acompanhar a resposta dos munícipes ao utilizar esse novo equipamento. Dando tudo certo, e é o que esperamos, vamos expandir, contribuindo para deixar a Serra ainda mais bonita, limpa e sustentável”.

Resíduos coletados

Por mês, são coletados e transportados ao destino em aterro sanitário um quantitativo de 11.7 mil toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Desse total, 40% poderia ser reciclado.

E por falar em resíduos reciclados, por mês, a coleta seletiva realizada pela Prefeitura da Serra coleta em torno de 13 toneladas de materiais recicláveis. É importante ressaltar que o município também realiza coleta seletiva por meio do modelo de entrega voluntária em Locais de Entrega Voluntária (LEV).

Os materiais recicláveis coletados dos 125 LEVS distribuídos em alguns logradouros e prédios públicos (incluindo 86 unidades de ensino municipais) são doados às associações de catadores organizadas do município da Serra.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também