
A Serra iniciou os testes dos dispositivos de segurança ou botão do pânico nas escolas do município. Os primeiros ensaios do ‘Alerta Educação’ foram realizados na creche Professora Dilza Maria de Lima e na escola Professor Naly da Encarnação Miranda, ambas em Portal de Jacaraípe.
As ações estão sendo realizadas com máxima urgência devido a onda de ameaças de ataques que se deu em meio ao mês de abril em instituições de ensino capixabas e também da Serra.
A princípio, receberão o dispositivo ‘Alerta Educação’ as escolas já integradas na Central de Videomonitoramento, que possuem câmeras que captam imagens da entrada, pátio e vias públicas do entorno das instituições educacionais.
No total, serão distribuídos 80 dispositivos para 40 escolas do complexo educacional do município da Serra. Dessa forma, cada instituição terá dois botões para utilizar nas devidas situações repassadas em treinamento feito pela Guarda Civil Municipal (GCM).
Leia também
As capacitações dos profissionais da rede municipal de ensino serão ministradas pelas equipes da Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes).
O Alerta Educação é um equipamento que faz parte de uma das diversas propostas da Prefeitura da Serra, para aumentar a segurança escolar, contidas no programa Educação em Alerta.
Durante os testes dos dispositivos é feita uma avaliação técnica do equipamento e estudado os pontos locais de acionamento. A partir do momento em que é ativado, uma sirene, localizada na Central de Videomonitoramento da GCM, dispara o alerta e a imagem do local é exibida na tela dos profissionais.
De acordo com o secretário-adjunto Coronel Coutinho, “estamos no rumo certo”. Além da implementação do botão Alerta em Educação nas escolas, outras práticas para a segurança escolar são realizadas, diariamente, na Serra.
Estão, entre essas medidas: rondas tranquilizadoras, que visitam as escolas de todas as regiões do município; a abertura de licitação para a contratação de vigilantes em escala 12/36h; ampliação das câmeras ligadas à Central de Videomonitoramento; e o trabalho constante por uma Cultura de Paz no ambiente escolar.

