Serra inicia plantio de mil árvores para combater ilhas de calor

Compartilhe:
Foto: divulgação

Na próxima sexta-feira (19), às 8 horas, a Prefeitura da Serra lança o Plano de Arborização Urbana, iniciativa que tem como objetivo aumentar a arborização da cidade, melhorando o conforto térmico e reduzindo as ilhas de calor. O plano terá início com um projeto-piloto de arborização na avenida Paulo Pereira Gomes, em Morada de Laranjeiras. 

Entre as ações previstas está o plantio e o manejo de mil árvores nativas ao longo da via, sendo que 500 mudas serão plantadas durante a solenidade de lançamento. As espécies foram escolhidas por serem adequadas à arborização urbana, como araçá, sibipiruna, canafístula, jacarandá-da-Bahia, ipê-amarelo, ipê-roxo e pau-ferro.  

“As ações do plano visam melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição sonora e os ventos fortes, além de contribuir para o controle da temperatura das cidades e conciliar a preservação do meio ambiente com a dinâmica urbana”, explica o secretário de Meio Ambiente da Serra, Cláudio Denícoli. 

O secretário destaca ainda que algumas das espécies plantadas são melíponas, ou seja, atrativas para abelhas nativas sem ferrão, contribuindo também para a preservação da biodiversidade.

Denícoli ressalta que o plano foi totalmente desenvolvido pela equipe de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e utiliza metodologias inovadoras de urbanismo. “É um estudo em consonância com o plano nacional de arborização, com o programa Cidades Verdes Resilientes, da qual a Serra faz parte, e com novas metodologias, como a 3/30/300, que é uma metodologia que a gente está usando como base no plano”. 

Criada pelo pesquisador holandês Cecil Konijnendijk, a regra 3/30/300 estabelece que toda pessoa possa conseguir enxergar pelo menos 3 árvores da janela de casa, cada bairro tenha no mínimo 30% de cobertura vegetal e todo cidadão esteja a até 300 metros de um espaço verde público.

Além da avenida Paulo Pereira Gomes, estão previstos plantios na avenida Eldes Scherrer de Souza. A previsão, neste primeiro momento do plano, é que a cada seis meses seja feito um corredor verde em uma avenida que esteja sob efeito das ilhas de calor.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também