A mobilidade urbana na Serra está passando por uma transformação com a construção do Contorno de São Domingos e o início das obras de um novo viaduto na BR-101, próximo à entrada da Serra Sede. O investimento total é de R$ 85,3 milhões, em parceria com o Governo do Estado, e o projeto inclui ainda a duplicação de um trecho da Avenida Audifax Barcelos, com previsão de conclusão até janeiro de 2027.
O conjunto de intervenções tem como objetivo melhorar o acesso entre Serra Sede e Jacaraípe, reduzir os congestionamentos e conflitos nas interseções da BR-101, além de garantir mais segurança para pedestres, ciclistas e motoristas. A obra também busca fortalecer a conectividade com bairros adjacentes e a região litorânea, promovendo desenvolvimento social e econômico para toda a área.
Com uma extensão total de 6.894,50 metros, o projeto prevê a duplicação de 1,6 km da Avenida Audifax Barcelos, entre a rua Acácia Francesa e cerca de 260 metros após a rua Cerejeira.
Ciclovia de quase 7 km na Serra
Além disso, será implantada uma ciclovia de aproximadamente 6,9 km, acompanhada de dispositivos de drenagem para escoamento das águas pluviais, nova sinalização horizontal e vertical, bem como passeios públicos adaptados para acessibilidade.
Leia também
De acordo com a Prefeitura da Serra, as obras de duplicação já estão em andamento e apresentam avanços significativos em terraplanagem e drenagem. Em alguns pontos, já é possível observar as bases sendo erguidas e o traçado da rodovia tomando forma.
Construção de viaduto na BR-101

O próximo passo será o início da construção dos viadutos na BR-101, serão dois, um para cada sentido, lado a lado. As vigas serão produzidas no canteiro central, o que permitirá que motoristas e pedestres acompanhem de perto a execução da obra.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Biancardi Roriz, explicou que a obra entra agora em uma fase ainda mais visível. “Vamos começar agora a fundação dos viadutos. Serão dois viadutos, um para cada sentido. Eles ficarão bem perto, um do lado do outro. Quem passar pela BR-101 poderá ver a obra acontecendo”, afirmou ao Portal Tempo Novo.
Ela reforçou também a importância do investimento para o futuro do município. “É uma obra que representa um avanço significativo para nossa cidade. Com esse projeto, esperamos não só otimizar o tráfego e facilitar o deslocamento diário, mas também fomentar o desenvolvimento econômico e social da região, criando novas oportunidades e melhorando a qualidade de vida dos munícipes.”

