Promessa de campanha do prefeito Sergio Vidigal (PDT), o sistema de agendamento on-line de consultas está oficialmente implantado na Serra. A medida visa amenizar uma das principais dificuldades enfrentadas por moradores da cidade que dependem do sistema público de saúde: as imensas filas para conseguir marcar uma simples consulta em unidades do município.
Com este novo serviço, o morador não terá mais que se deslocar até uma Unidade de Saúde. Através do site agendamentosaude.serra.es.gov.br, ele conseguirá agendar consulta com clínico-geral, além da puericultura e pré-natal.
De acordo com a Prefeitura da Serra, neste primeiro momento, o serviço estará disponível em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS): Nova Carapina II, Nova Almeida, Taquara II, Manguinhos e Pitanga.
As equipes da Saúde da Serra trabalham para que até o início do próximo semestre todas as 38 unidades disponibilizem o agendamento on-line para consultas, o que vai acabar com as filas nas unidades.
A novidade segue o rumo de outros serviços disponibilizados de forma digital como o prontuário eletrônico totalmente virtual, o agendamento on-line de vacina contra a Covid-19 e Influenza e o agendamento de Raio-X.
Os programas como o Hiperdia, que é de atenção e prevenção contra a hipertensão arterial e diabetes, o de Saúde Mental e o da Saúde do Idoso também estarão disponíveis para agendamento no portal.
Vale ressaltar que, como acontece com os atendimentos agendados presencialmente, no on-line, as consultas programadas poderão ser realizadas por médicos e enfermeiros, de acordo com a capacidade de cada unidade e serviço. O site também terá a opção para “desmarcar a consulta”. Com isso, a vaga volta imediatamente a ser disponibilizada.
O sistema da prefeitura é integrado ao CadSUS, do Ministério da Saúde.Caso haja alguma lentidão, o morador pode aguardar e tentar agendar a sua consulta mais tarde.
Vagas por região
O munícipe terá acesso às vagas da sua região através do cartão do SUS e, para garantir a consulta, os dados cadastrais precisam estar atualizados.
Para fazer essa atualização é simples, basta apresentar o documento pessoal com foto, CPF e comprovante de residência na recepção da Unidade de Saúde mais próxima. Para os outros membros da residência (esposo (a), filhos, enteados, país, entre outros), é necessário levar o documento pessoal deles.