Serra inaugura novo monumento e entrega revitalização de avenida em Feu Rosa

Compartilhe:
serra
Crédito: Divulgação
serra
A avenida de Feu Rosa foi revitalizada pela Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação

A Prefeitura da Serra vai entregar, nesta sexta-feira (9), a revitalização total da Avenida das Dálias – uma das principais vias de acesso ao bairro Feu Rosa. A entrada da comunidade, além de diversos equipamentos, recebeu o monumento ‘Mão com Rosa’, projetado pelo artista plástico Zota.

De acordo com o Município, em toda a extensão da avenida, houve a recomposição com paisagismo, pisos em pavi-S, bancos, pergolados, sinalização viária e iluminação pública decorativa com a tecnologia LED. A revitalização da Av. das Dálias foi realizada a partir de três partes principais bem características: a entrada do Bairro, a partir da Av. Talma Rodrigues, o espaço central e o terço final.

No acesso ao bairro, foi instalado um monumento pelo artista plástico Zota, que retrata uma mão segurando uma rosa, o que simboliza a harmonia entre o homem e a natureza, e remete à origem de Feu Rosa. Também foram instaladas 25 vagas de estacionamento neste local.

O espaço central se caracteriza como uma área de lazer, de entretenimento e de integração das pessoas. Também, de forma organizada e disciplinada, poderão ser instalados pequenos quiosques de empreendedores locais

“A avenida está enquadrada no conceito contemporâneo de multiuso, pois considera todo o contexto de mobilidade urbana, como o fluxo de veículos e de pedestres, além da segurança pública e de opções de lazer e de empreendedorismo local”, disse a Secretaria de Serviços por meio de nota.

Estacionamento e iluminação

Na parte final da Av. das Dálias, o Município afirmou que a prioridade foi a implantação de um amplo estacionamento, com 40 vagas. Assim, com a revitalização foram criadas adicionalmente 65 novas vagas de estacionamento ao longo da via.

Além disso, houve instalação de nova iluminação, que contempla 71 luminárias decorativas, instaladas em postes de aço. E o monumento da Rosa terá iluminação de quatro refletores específicos para expressar ainda mais a sua beleza durante à noite.

A Prefeitura da Serra afirma que transformou a Avenida das Dálias “numa das mais belas e mais funcionais do Espírito Santo”. O custo total da obra foi de R$ 1,25 milhão.

A inauguração ocorrerá na avenida, às 18h30 desta sexta-feira.

“Mão com rosa”

serra
O monumento que retrata uma mão segurando uma rosa foi instalado pela Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação

A escultura “Mão com a Rosa” foi instalada na entrada de Feu Rosa pela Avenida das Dálias, que foi totalmente revitalizada pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços. É de autoria do artista plástico Zota e foi desenvolvida ao longo de 3,5 meses de trabalho ininterrupto.

O monumento que retrata uma mão segurando uma rosa, simboliza a harmonia entre o homem e a natureza e remete à origem de Feu Rosa, ainda como o Bairro das Flores.

A escultura tem cinco metros de altura e a mesma dimensão de largura. A parte estrutural interna, conhecida como “alma”, foi construída com isopor. No revestimento intermediário foram utilizados fibra de vidro e dois tipos de resinas. O revestimento final foi realizado com massa plástica poliéster e o acabamento final com verniz poliuretano, o mesmo utilizado pela indústria automotiva.

A rosa está voltada para o Bairro Feu Rosa, ou seja, para quem frequenta a Avenida das Dálias, num ato de valorização à população local.

Um outro diferencial é que historicamente esculturas e monumentos são instalados em áreas nobres e turísticas das cidades, no mundo como um todo. A “Mão com a Rosa” rompe essa tendência para homenagear um bairro típico e popular da cidade da Serra.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também