Por Conceição Nascimento
Desde a manhã desta segunda-feira (2), a Serra conta com mais um deputado estadual. Trata-se de Jamir Malini (PP), que volta à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para cumprir o mandato de dois anos.
Malini assume a cadeira de Cacau Lorenzoni (PP), eleito prefeito de Marechal Floriano e que tomou posse neste domingo (1). Também voltaram para a Ales os suplentes Esmael Almeida e José Esmeraldo (ambos PMDB), que assumem as vagas dos prefeitos empossados Edson Magalhães (PSD-Guarapari) e Guerino Zanon (PMDB-Linhares).
Na Ales, Malini adianta que a ideia é trabalhar com um mandato voltado para todo o Estado, aprimorado para a Serra. “Sem deixar de dar atenção aos municípios que me ajudaram, como Pancas, Marilândia, Fundão, Vitoria, Vila Velha, Cariacica. Ampliando o leque de cidades que vão receber ajuda do deputado”, adiantou.
O parlamentar disse ainda que seu mandato terá como foco a educação, que considera pilar central de toda a sociedade.
“Também pretendo viabilizar junto ao Governo do Estado mais investimentos para o segmento da saúde”, lembrou.
Deputados empossados nesta manhã. Foto: Divulgação AlesA trajetória
Natural de Marilândia, Jamir Malini está na Serra há 38 anos, onde mora no bairro Jardim Bela Vista, na região da Serra sede. Formado em administração de empresas, pós-graduado em logística; já atrabalhou como ajudante e vendedor de material de construção, em um estabelecimento onde também foi sócio proprietário.
É casado com a odontóloga Luciana Malini, que atuou como secretária de Políticas Públicas para a Mulher da Serra, e pai de Luisa e Cinara Malini.
Foi eleito vereador da Serra em 2008, reeleito em 2012.
Disputou as eleições de deputado estadual em 2010, onde ficou como segundo suplente; assumiu a vaga de deputado em 2013, seis dias após assumir o segundo mandato de vereador da Serra.