Serra faz mutirão para evitar proliferação de mosquitos devido chuvas

Compartilhe:
Serra
Serra faz campanha para amenizar prejuízos ocasionados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Créditos: Divulgação/Sesa-PMS.

Chuvas intensas ocorreram de maneira frequente na Serra nos últimos dias e causaram prejuízos e complicações aos moradores. Tendo em vista esse cenário, e com objetivo de amenizar estes impactos, a Prefeitura da Serra tem atuado na linha de frente deste problema, por meio das secretarias municipais.

+ Vídeo | Ameaçado de extinção, Bugio passeia tranquilo em balneário da Serra

A Saúde da Serra é uma delas que, além de garantir a assistência à saúde aos abrigados, também atua em outras frentes, como é o caso do setor da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS).

Nos momentos de estiagem, para evitar a proliferação dos mosquitos em geral, incluindo o Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika -, os agentes de endemia têm trabalhado no tratamento das valas, valões, charcos e alagados.

Esse trabalho é desenvolvido com a utilização de equipamentos e produtos específicos, para dar o melhor resultado à demanda. Além do itinerário regular, foram visitadas e mapeadas regiões que sofreram alagamento, entre elas, os bairros de Jacaraípe, Feu Rosa, Central Carapina, Jardim Carapina, Jardim Tropical, Vista da Serra, José de Anchieta, Solar de Anchieta, Cantinho do Céu, Laranjeiras Velha.

Simultaneamente, são realizadas visitas domiciliares e vistorias aos pontos estratégicos, como ações preventivas à proliferação do mosquito vetor. Quando não há chuva ou vento forte, a atuação do fumacê permite a aplicação de inseticida para controle do mosquito comum.

Os locais onde há casos notificados de dengue são tratados com a aplicação de inseticida nos quarteirões dos casos notificados e entorno, realizados pelas equipes de bloqueio da VAS. Na última semana, por exemplo, foram realizados cinco bloqueios de transmissão, sendo quatro deles localizados em Feu Rosa e, um, em Vista da Serra I. Para a realização dos bloqueios é necessário que o paciente busque atendimento médico em uma Unidade de Saúde possibilitando, com isso, a notificação do caso pelo profissional de saúde.

Neste momento, as ações da VAS estão sendo voltadas para as regiões mais afetadas pelas chuvas.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também