Serra fará plantão neste sábado para morador se inscrever no CadÚnico

Compartilhe:
Serra
Serra
O primeiro plantão será no Bairro das Laranjeiras, região de Jacaraípe, na Serra. Crédito: Divulgação

Os moradores da Serra que precisam fazer o cadastro no CadÚnico vão contar com plantão nos quatro sábados do mês de agosto. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) a cada sábado, as equipes da prefeitura estarão em um bairro e a expectativa é atender cerca de 300 pessoas por dia.

Neste sábado (6) o atendimento será realizado no Bairro das Laranjeiras, região de Jacaraípe, na Serra, na Unidade Regional de Saúde do bairro, que fica na Avenida Minas Gerais.

No cronograma de agosto estão: Bairro das Laranjeiras, Central Carapina, Balneário de Carapebus e Novo Horizonte. O plantão será das 8h às 16 horas.

25 mil atendimentos na Serra

Segundo informações da Prefeitura da Serra, de janeiro a junho deste ano, foram realizados mais de 25 mil atendimentos do CadÚnico, mais do que em todo o ano de 2021.

Foram realizados no município 14.283 atualizações e 11.307 novos cadastros, totalizando 25.590 atendimentos. Já ao longo de todo o ano de 2021, foram 20.915 atendimentos, sendo 12.950 atualizações e 7.965 novos cadastros.

+  Serra abre agendamento de consultas para todas as unidades de saúde

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, a iniciativa de agendar novos Plantões CadÚnico foi tomada mesmo sem ter sido verificado aumento da demanda por atualizações e novos cadastros nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), distribuídos em nove territórios do município.

“Temos a preocupação de estarmos sempre nos bairros, levando os serviços para as comunidades. O Plantão CadÚnico ajuda e acelera a redução do número de pessoas com o cadastro desatualizado. É um compromisso da gestão municipal para garantir aos munícipes os benefícios que eles têm direito”, declarou Cláudia Silva.

O CadÚnico é uma porta de entrada para que a população tenha acesso a vários programas sociais, como o Auxílio Brasil, Tarifa Social, Serra Social, entre outros. São benefícios destinados as famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, possuindo critérios de renda estabelecidos pelo Governo Federal.

Plantão CadÚnico na Serra

06/08 – Bairro das Laranjeiras (Grande Jacaraípe)

13/08 – Central Carapina

20/08 – Balneário de Carapebus

27/08 – Novo Horizonte

Documentos necessários:

  • Carteira de Trabalho de todos (18 a 65 anos);
  • Carteira de trabalho de adolescente menor aprendiz ou estagiário;
  • Contracheque atual ou do mês anterior de todas as rendas da família, inclusive estágio;
  • Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada), para os menores de 16 anos;
  • Identidade, CPF, título de eleitor de todos os moradores do domicilio (original ou cópia autenticada);
  • Declaração escolar original com validade de 30 dias (menores de 18 anos);
  • Comprovante de residência, mês atual ou anterior (original);
  • Declaração de residência, que deverá ser assinada pela mesma pessoa que consta no comprovante de residência, com CPF / RG ou pelo líder comunitário com carimbo da associação de moradores, ou a próprio punho feito responsável do cadastro com assinatura de duas testemunhas e CPF (validade 30 dias);
  • Certidão de casamento (original ou cópia autenticada);
  • Certidão de óbito (cópia simples);
  • Extrato de INSS – Pensão /BPC – validade de 30 dias;
  • Documento de guarda de menores que não estão residindo com os pais.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também