Serra fará Dia D de vacinação contra Covid, gripe, meningite e sarampo

Compartilhe:
vacinação
vacinação
O objetivo é finalizar o ano de 2022 com mais de 9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas no Espírito Santo. Crédito: Divulgação

Neste sábado (17) vai acontecer mais um Dia D de vacinação contra a Covid-19 e multivacinação. De acordo com o Governo do Estado o objetivo é finalizar o ano de 2022 com mais de 9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas.

E na Serra, vai ter mutirão em diversos pontos da cidade, indo desde as Unidades de Saúde até shopping e no Serra + Cidadã Edição de Natal, no Pavilhão de Carapina.

Para se vacinar é necessário levar CPF ou cartão do SUS, bem como os cartões de vacina. Das 8h às 16 horas, as equipes de Saúde da Serra vão estar vacinando a população nas Unidades Regionais de Saúde de Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Serra Dourada e Serra Sede.

+ Moradora da Serra com suspeita de varíola dos macacos sofre à espera de transferência

As Unidades Básicas de Saúde de Jardim Carapina e Nova Almeida também confirmaram a participação em mais um Dia D, também das 8h às 16 horas.

Das 9h às 16 horas, uma sala de vacina será montada no Serra +Cidadã/Edição de Natal, que será no Pavilhão de Carapina, em Carapina.

Ainda no sábado, só que das 9h às 17 horas, também terá vacinação no shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. O Dia D acontecerá no sábado (17), mas vai ter vacinação no domingo (18) também, das 10h às 17 horas, no Montserrat.

Segundo dados do Painel Vacina e Confia, apenas 24% da população elegível para a segunda dose de reforço (D4) procurou uma unidade de saúde para recebê-la e 51% da população recebeu a primeira dose de reforço (D3).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destaca que a vacinação contra a Covid-19 já está disponível para toda a população acima dos seis meses de idade. A imunização de crianças de seis meses a menores de três anos acontece de acordo com operacionalização do município, seguindo a orientação da Resolução CIB nº 267/2022.

“Ainda temos uma baixíssima adesão de pais e responsáveis pela imunização das crianças contra a Covid-19. As vacinas são seguras e, o mais importante, protegem a nós e também as crianças de evoluir a casos graves e a óbito. Além disso, no dia D teremos a oferta de outros imunizantes, dando mais uma oportunidade para que a família atualize a caderneta de vacinação”, destacou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

O dia D contemplará, além de doses contra a Covid-19, a Multivacinação, com doses contra a Influenza, Meningite, Sarampo e demais vacinas de rotina. A Multivacinação oportuniza a imunização daqueles que estejam com esquemas incompletos ou que ainda não receberam as vacinas, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

A expectativa da Secretaria da Saúde (Sesa), segundo levantamentos das Regionais de Saúde, é que cerca de 17 mil doses sejam aplicadas entre os imunizantes disponíveis.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também