Serra está entre as 4 cidades capixabas com risco de deslizamento de terra

Compartilhe:
Cidade foi duramente afetada pelas fortes chuvas. Foto: Divulgação
Chuva continua sobre o Espírito Santo. Foto: Agência Brasil

De acordo com informações da Defesa Civil, a Serra está entre os quatro municípios que possuem risco moderado para deslizamento de terra e estão sendo monitorados, pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Os outros três são Cariacica, Vila Velha, Viana.

A Serra está em nível de alerta para chuvas fortes e moderadas até a quarta-feira (13). E a cidade, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, na manhã desta segunda-feira (11) foi a terceira que mais choveu no Espírito Santo. Foram 71.58 milímetros de água na Serra. O município onde mais choveu é Cariacica com 85.55mm e em segundo Vila Velha com 78.11mm.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) o Espírito Santo está em estado de alerta desta segunda (11) até a quarta-feira (13) devido a persistência das condições favoráveis para chuvas de intensidade moderada a forte, que podem resultar em acumulados significativos em algumas regiões do Estado.  As temperaturas devem chegar à máxima de 22 graus e mínima de 18.

A Defesa Civil do Espírito Santo também emitiu alerta e pediu para que as pessoas evitem áreas de risco e procure abrigo em locais seguros. O volume de chuva pode causar alagamentos.

Segundo a Prefeitura da Serra, até o momento a Defesa Civil da Serra atendeu a um único chamado, de um muro com risco de desabamento em Laranjeiras Velha. “A área foi isolada. O município recebeu 85 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas. As equipes estão presentes nos principais pontos de tráfego da cidade”, disse o município por meio de nota.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) pode chover de 50 a 100 milímetros por dia. Há também possibilidade de ventos intensos que podem chegar a 100km por hora. Há risco de corte de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores.

Defesa Civil de prontidão

A Defesa Civil da Serra está de prontidão e segue monitorando a situação da cidade e, nos casos de emergência, tem o plantão 24h que pode ser acionado no telefone (27) 9 9938-9500.

O órgão municipal salienta que, em qualquer sinal de risco, os moradores precisam o acionar imediatamente.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também