
A partir desta terça-feira (22), a Prefeitura da Serra e todos os municípios capixabas estão autorizados a antecipar a aplicação da segunda dose de 84 para 70 dias da vacina AstraZeneca. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes durante coletiva de imprensa na manhã desta terça (22).
O prazo que estava sendo praticado anteriormente era de 12 semanas, ou seja, 84 dias após a aplicação da primeira dose. Com o anúncio de Nesio, a população vai tomar a segunda dose do imunizante depois de 70 dias.
“Com as doses que chegarão ao Estado da vacina da Janssen decidimos na segunda (21) antecipar em duas semanas a aplicação da segunda dose da AstraZeneca. Nós já recebemos as vacinas da AstraZeneca para serem aplicadas. Ao longo desta semana já teremos a abertura da agenda por parte dos municípios para acelerar e melhorar inclusive o desempenho. Não haverá prejuízo, haverá vantagem por parte da população que será alcançada com a completude do esquema vacinal no período anterior ao previsto. A partir de hoje (22), todos os municípios estão autorizados a aplicarem a D2 em pacientes que já tiverem sido imunizados num período superior a 70 dias da D1”, explicou o secretário.
Nesio reforçou a necessidade das pessoas se imunizarem. “É possível derrotar a pandemia ao longo de 2021. É preciso que a sociedade rejeite a negação da ciência e aposte que as vacinas são a gota de esperança e que faça a defesa das vacinas”, disse Fernandes.
Leia também
Coronavac
“As doses que recebemos na semana passada já entregues, com as que chegaram nesta semana, serão suficientes para zerar este déficit da pessoa idosa e de outros segmentos como os profissionais de segurança que tinham pendentes a segunda dose da Coronavac. Coma ação que os municípios estão desenvolvendo esta semana devemos zerar este déficit. As pessoas devem procurar, a primeira dose continua válida, então por favor procurem o serviço de saúde para saber quando a segunda dose será aplicada”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin.
Mensagens de SMS
Na tarde de ontem (21) o Estado enviou mais de 11 mil mensagens para pessoas que estão com a segunda dose de vacina em atraso. A Secretaria de Estado da Saúde passará a enviar SMS para as pessoas para alertar sobre a data da imunização da segunda dose.
Os SMS’s também serão usados para envio de resultado de exames RT-PCR por meio do celular cadastrado no momento do atendimento. “Acreditamos que as soluções e os softwares públicos gratuitos devem ser a preferência de todos os gestores no momento de como aplicar os recursos públicos. Conseguimos juntos com a Organização Panamericana de Saúde desenvolver o Sistema Estadual de Informação para Vigilância em Saúde de notificação de dados compulsórios que hoje é a principal plataforma de produção de dados de importância epidemiológica para a saúde pública do ES. A partir dele, temos painéis de gestão dos agravos e dos painéis de transparência. Estamos apostando todos os esforços do SUS nesta mobilização grande em torno da transparência, da qualidade e da universalização do acesso as vacinas no nosso Estado”.
Solidariedade com as famílias
Durante a coletiva Nesio se solidarizou com as famílias dos mais de 500 mil mortos no Brasil em decorrência da Covid-19. “Foi um ano muito duro. Vivemos momentos muito difíceis da pandemia, e nós juntamos o máximo de nossas energias em prol da ciência e da vida. O ES diferente de outros estados, conseguimos administrar nos momentos mais críticos sem ter colapso do sistema de saúde. Ampliamos a testagem, fizemos uma ampliação de leitos ousada e conseguimos preservar o Sistema Único de Saúde diante de uma pandemia que afetou a todos os extratos sociais. O governador Renato Casagrande nunca subestimou a pandemia, sempre liderou o ES, buscando a conciliação mediação e a unidade da sociedade e das instituições”.

