Serra entra em alerta vermelho para acumulado de chuva, aponta Inmet

Compartilhe:
Chuvas no ES. Foto: divulgação/Inmet

A Serra passou do alerta laranja para o alerta vermelho em níveis previstos de acumulado de chuvas neste domingo (4), segundo aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mudança no nível do alerta indica grande perigo, com risco elevado de ocorrências graves associadas ao volume de chuva. Além da Serra, todos os outros 77 municípios do Espírito Santo também estão em alerta máximo.

De acordo com o Inmet, o aviso é válido das 6h até 23h59 deste domingo. A previsão aponta para chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros ao longo do dia, volume considerado extremamente elevado.

Com o novo nível, aumentam significativamente os riscos de grandes alagamentos, transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas, principalmente em áreas de morro e regiões historicamente vulneráveis do município.

Diante do cenário, a recomendação é que moradores da Serra redobrem a atenção e sigam as orientações da Defesa Civil. Entre as principais instruções estão: desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observar qualquer alteração em encostas, permanecer em local abrigado e, em caso de inundação, proteger pertences com sacos plásticos.

Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

O que são as ZCAS?

Grande parte dos alertas emitidos nos últimos dias em todo o Espírito Santo tem a ver com a denominada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pelos grandes períodos de chuva no Brasil, especialmente durante o verão. Na prática, o fenômeno acontece quando uma faixa extensa de nuvens formadas em áreas de umidade da região amazônica se encontram com frentes frias vindas do sul do país.

Esse encontro cria um corredor de instabilidade, que se estende do norte ao sudeste do Brasil, facilitando a ocorrência de chuvas frequentes e, em alguns casos, volumosas por vários dias consecutivos. Diferente das pancadas rápidas e isoladas típicas do verão, a ZCAS costuma provocar chuva contínua, com acumulados elevados e risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios.

Defesa civil da Serra

A Defesa Civil da Serra orienta a população a buscar abrigo em locais seguros e evitem trafegar em vias inundadas. Em caso de rajadas de vento, não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou painéis de propaganda. É fundamental todos fiquem atentos aos comunicados oficiais, priorizando sempre a autoproteção em situações de perigo iminente.  

A Defesa Civil da Serra mantém equipes de prontidão 24 horas para prestar assistência e realizar vistorias técnicas. Em situações de emergência, o morador deve entrar em contato imediato pelos telefones (27) 3338-1756, (27) 99938-9500 ou (27) 99949-8612. O atendimento também pode ser solicitado de forma digital clicando aqui: bit.ly/DefesaCivilSerra.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também