O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor na cidade da Serra, na Região Metropolitana da Grande Vitória. O aviso foi renovado nesta sexta-feira (26) e é válido até as 18h de segunda-feira (29).
De acordo com o Inmet, o alerta amarelo indica temperaturas até 5°C acima da média por um período de dois a três dias, o que representa risco potencial à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Meteorologistas explicam que uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas permanecem ao menos 5°C acima da média climatológica por vários dias consecutivos. No caso do alerta amarelo, o fenômeno ocorre de forma mais pontual, mas ainda exige atenção da população.
Confira as cidades em alerta amarelo:
Leia também
ALERTA AMARELO
- Afonso Cláudio
- Alfredo Chaves
- Alto Rio Novo
- Anchieta
- Aracruz
- Baixo Guandu
- Brejetuba
- Cariacica
- Castelo
- Colatina
- Conceição do Castelo
- Domingos Martins
- Fundão
- Guarapari
- Ibatiba
- Ibiraçu
- Irupi
- Itaguaçu
- Itarana
- Iúna
- João Neiva
- Laranja da Terra
- Linhares
- Marechal Floriano
- Marilândia
- Muniz Freire
- Pancas
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São Roque do Canaã
- Serra
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Velha
- Vitória
Na Serra, a recomendação é redobrar os cuidados durante os próximos dias, evitando exposição prolongada ao sol, principalmente entre 10h e 16h, mantendo hidratação constante e priorizando ambientes ventilados ou climatizados.
Além da Serra, outros 36 municípios capixabas estão sob alerta amarelo, enquanto 27 cidades da Região Sul do Espírito Santo enfrentam situação mais crítica, com alerta vermelho de grande perigo, quando a onda de calor se estende por mais de cinco dias.
Confira as cidades em alerta vermelho:
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Apiacá
- Atílio Vivacqua
- Bom Jesus do Norte
- Cachoeiro de Itapemirim
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Dores do Rio Preto
- Guaçuí
- Ibatiba
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itapemirim
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Marataízes
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- São José do Calçado
- Vargem Alta
O fenômeno atinge também outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul. Na capital paulista, por exemplo, o dia 25 de dezembro registrou 35,9 °C, a maior temperatura já observada para o mês desde o início das medições oficiais.

