Especial: pandemia de coronavírus

Serra em risco moderado: veja as mudanças e saiba o que pode funcionar

Cidade entra em risco moderado na próxima segunda-feira. Foto: Arquivo Tempo Novo

Classificada em risco moderado a partir desta segunda-feira (7), a Serra sofre mudanças nas medidas de restrições nesta próxima semana. Agora, o Município passa a permitir o funcionamento de bares e as academias terão menos exigências para controle da pandemia do coronavírus. O Parque da Cidade também volte a funcionar.

As informações foram divulgadas pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), no final da tarde desta sexta-feira (4).Além da Serra, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) classificou outros 45 municípios como risco moderado, 29 em alto e 23 em baixo. Não há nenhuma cidade com risco extremo.

Sendo assim, na Serra, os bares poderão funcionar, mas terão que seguir restrições, que também valem para restaurantes e lanchonetes. Ou seja, poderão funcionar de segunda a sábado até às 22h e, no domingo, até às 16h.

A mesma regra vale para distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência. Para esse grupo de negócios, há limitação de um cliente a cada 5m² e afastamento mínimo de 2m entre as mesas. As boates e casas de shows ainda não têm autorização de funcionar.

Vale ressaltar que, apesar do funcionamento estar proibido, os bares da Serra funcionam normalmente há meses e moradores sempre cobraram fiscalização mais rígida.

Também devido ao risco moderado, na Serra, poderão ocorrer os seguintes eventos: corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos. No entanto, há limitação de 300 pessoas, não podendo ultrapassar uma pessoa a cada 5m² de área.

Nas academias, fica liberada a realização de atividades aeróbicas individuais. Já as coletivas seguem suspensas.

Parque da Cidade

O Parque da Cidade fica na região de Valparaíso. Foto: Divulgação

O vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura e Esporte da Serra, Thiago Carreiro, afirmou que a Prefeitura irá reabrir o Parque da Cidade, além de arenas esportivas e liberação de eventos.

“Serra vai para o risco moderado em novo mapa da Covid-19 divulgado hoje pelo Governo do Estado. Mais liberdade para o funcionamento de bares, Restaurantes e demais atividades esportivas. Vamos reabrir os parques, Arenas esportivas e retomar os eventos dentro dos protocolos”, destacou.

O TEMPO NOVO entrou em contato com a Prefeitura da Serra para saber mais detalhes sobre o cronograma de reabertura destas atividades e aguarda retorno.

Comércio em geral e shoppings

Os estabelecimentos comerciais podem funcionar a qualquer horário do dia e não há restrições nesse sentido. Contudo, é preciso respeitar o limite de um cliente a cada 10m² de área de loja. Em shoppings, há limitação de entrada de clientes na proporção de uma pessoa por 22m².

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Baixo Guandu, Castelo, Colatina, Iconha, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, São Roque do Canaã, Viana e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Vargem Alta, Vila Valério e Vitória.

RISCO ALTO: Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Anchieta, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Fundão, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Mantenópolis, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, São José do Calçado, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Tatá Mendonça chega em maio na Serra com show “Uma cega na comédia”

A comediante Tatá Mendonça, conhecida por seu show de stand-up solo "Uma Cega na Comédia", se apresentará na Serra neste…

17 minutos atrás

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

16 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

17 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

17 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

18 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

18 horas atrás