A Serra, assim como outras cidades do Espírito Santo, recebeu um alerta amarelo de chuvas intensas para este fim de semana. O alerta, que foi emitido pelo Instituto Nacional de Metereologia (INMET) e reforçado pela Defesa Civil da Serra, é válido até às 20h deste sábado (13).
Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, o alerta compreende chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil da Serra, coronel Fábio Maurício, o órgão está em prontidão para atender qualquer ocorrência. “Nossa equipe está de plantão 24 horas, monitorando as condições climáticas e prestando assistência à população em casos de emergência. Pedimos que os moradores fiquem atentos e sigam as recomendações de segurança. Evitem transitar em áreas de risco, não utilizem aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades e, ao menor sinal de deslizamento ou desabamento, deixem o local imediatamente”, afirma.
Em caso de tempestades, a Defesa Civil orienta que os moradores evitem transitar ou permanecer em áreas de riscos, usar aparelhos telefônicos ligados à tomada e sair da residência diante da primeira suspeita de desabamento.
Cuidados
- Evite enfrentar o mau tempo;
- Observe alteração nas encostas;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de necessidade, acione a Defesa Civil pelos telefones (27) 99938-9500 e (27) 99949-8612 (ambos possuem WhatsApp).
Previsão do tempo para a Serra
Veja, abaixo, a previsão do tempo, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil:
Sábado (13/09/2025):
Persistem as chuvas, com probabilidade de 10 a 30 mm e áreas isoladas com até 50 mm. A chuva deve continuar da madrugada até o final do dia, com possibilidade de fortes acumulados e descargas elétricas, mantendo o impacto moderado.
Domingo (14/09/2025):
Redução gradual das chuvas, com probabilidades menores, entre 2 e 10 mm, mas ainda com possibilidade de precipitações isoladas. A tendência é de melhora no tempo, com menor risco de chuvas intensas.

