Categories: Economia

Serra é capital capixaba do setor atacadista que gera 15 mil empregos

 

A loja do OK Superatacado em Laranjeiras é uma das instaladas no município, que abriga 252 empresas do setor atacadista. Foto: Divulgação

A Serra é a cidade capixaba com maior número de empresas atacadistas no Estado. Uma pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial (Ideies) encomendada pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Espírito Santo (Sincades) apontou que 252 empresas do setor estão na cidade, sendo que no estado há 650.

O número corresponde a 38,76% do total e deixa a cidade bem à frente das demais, considerando que o segundo município da lista tem menos da metade de empresas – Cariacica, com 111, equivalente a 17,07%.

Com relação ao número de empregos gerados, o setor é responsável por cerca de 15mil postos na cidade, dos cerca de 40 mil do estado. O número é estimado considerando os empregos diretos e indiretos.

E a expectativa é de que o setor cresça ainda mais em 2019. Isso porque as empresas atacadistas tiveram crescimento no faturamento de 34,1% entre 2015 e 2017 e seguiram em crescimento no ano de 2018. Em entrevista concedida ao TN no final de dezembro pelo então secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Paulo Menegueli, novos galpões e armazéns estão sendo construídos para receber novas empresas.

Segundo o Sincades, a pesquisa foi respondida por 536 empresas. A expectativa é de que o setor chegue a mil empresas no estado em 2019. O Sindicato acrescenta que em 2018 cerca de 38% das empresas realizaram investimentos que totalizam R$ 219,4 milhões. E 18,3% dos estabelecimentos que responderam a pesquisa possuem área de armazenagem própria, em uma área  total que acumula 286.360 m² (média de 3.046 m² por empresa).

Entre 2015 a 2017, o segmento atacadista e distribuidor capixaba arrecadou mais de um bilhão de reais em ICMS por ano. O segmento de eletroeletrônicos e informática lidera no número de empresas que responderam a pesquisa (16,5%), seguido pelo segmento de autopeças (13,2%), alimentos (13,1%), cosméticos e perfumaria (11,2%), medicamentos e afins (10,1%), vestuário e calçados, e material de construção (9,8% cada).

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

6 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

6 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

7 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

7 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

7 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

8 horas atrás