Serra é campeã na falta de luz por causa de pipa

Compartilhe:
Além do risco com a rede elétrica, as pipas também são ameaça para motociclistas se a linha estiver com cerol. Foto: Edson Reis / Arquivo TN

 

Além do risco com a rede elétrica, as pipas também são ameaça para motociclistas se a linha estiver com cerol. Foto: Edson Reis / Arquivo TN
Além do risco com a rede elétrica, as pipas também são ameaça para motociclistas se a linha estiver com cerol. Foto: Edson Reis / Arquivo TN

Além de risco de morte para quem pratica a brincadeira, soltar pipas perto da rede elétrica também gera prejuízos para moradores, comerciantes e até indústrias que dependem do fornecimento de eletricidade da Escelsa. Isto porque, ao entrar em contato com os fios da rede de distribuição, as pipas, linhas e rabiolas podem provocar a suspensão do fornecimento de energia.

E neste quesito, a Serra é a campeã de problemas. Segundo a assessoria de imprensa EDP Escelsa, só de janeiro a maio, foram registradas 72 ocorrências na cidade, interrompendo o fornecimento de energia para 18.851 clientes. E a empresa alerta que com as férias de julho o número de casos deve aumentar, já que mais crianças, adolescentes e até adultos estarão nas ruas empinando suas pipas.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Só na Serra, cerca de 105 mil estudantes saem de férias nas escolas públicas municipais, estaduais e no Ifes este mês.  Não há dados sobre o número de estudantes em escolas privadas.

“É importante que todos entendam o perigo de empinar pipas próximo à rede elétrica, por isso, os adeptos dessa prática devem sempre escolher parques, campos abertos e praças, para que a brincadeira continue divertida e segura”, diz Lino Pedroni, Gestor Executivo da EDP.

A empresa disse ainda que ao receberem o alerta, equipes da distribuidora são deslocadas para efetuar a limpeza da fiação e restabelecer o fornecimento de energia. De janeiro a junho, em todo o ES, mais de 77 mil clientes ficaram sem luz por conta de pipa. Depois da Serra, Cachoeiro do Itapemirim, Linhares, Vila Velha e Cariacica.

A recomendação da EDP Escelsa, é a que a turma que curte pipa faça isto longe da rede elétrica, lages, muros e utilize campos abertos. Pede também que o pipeiro não jogue marimba (linha com pedra amarrada) nem use varas – principalmente de ferro – para tirar pipas agarradas em fios.

Qualquer problema dessa ou de outra natureza com a rede elétrica deve ser alertada pelo consumidor no tel 0800 721 0707, que funciona 24 h. A ligação é gratuita.

Município com mais problemas

Serra – 72 ocorrências e 18.851 clientes impactados

Cachoeiro de Itapemirim – 25 ocorrências e 18.127 clientes impactados

Linhares – 65 ocorrências e 8.066 clientes impactados

Vila Velha – 55 ocorrências e 7.102 clientes impactados

Cariacica – 52 ocorrências e 4.382 clientes impactados

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também