Serra é a terceira cidade do Sudeste onde mais choveu neste início de 2025

Compartilhe:
Chuvas Serra
Crédito: Divulgação
Chuvas Serra
A Serra é a terceira cidade do Sudeste onde mais choveu neste início de 2025. Nos dados estaduais, é a mais chuvosa do Espírito Santo. Crédito: Divulgação

As chuvas intensas que marcaram o início do ano em todo o Espírito Santo causaram diversos transtornos para a população e colocaram o estado em evidência no cenário meteorológico nacional. Um levantamento da Climatempo revelou que a Serra foi a terceira cidade com maior volume de precipitações na região Sudeste, registrando um acumulado de 333,9 mm. À frente da cidade capixaba ficaram apenas Peruíbe (SP), com 358,3 mm, e Ipatinga (MG), com 343,8 mm.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Além da Serra, outras quatro cidades do Espírito Santo figuraram no ranking das mais chuvosas: Santa Maria de Jetibá (257,3 mm), Santa Teresa (250,6 mm), Alegre (235,8 mm) e Castelo (224,0 mm). Em todos esses municípios, o volume de chuvas ultrapassou as médias históricas previstas para o mês de janeiro.

De acordo com o Climatempo, o início do ano é tradicionalmente um período de chuvas intensas em boa parte do Brasil, especialmente na região Sudeste, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

 Um dos fatores que contribuem para esse fenômeno é a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema meteorológico responsável por canalizar a umidade da Amazônia para o Sudeste, favorecendo as precipitações.

O estudo considerou os dados de chuva acumulados entre os dias 3 e 12 de janeiro de 2025, fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Além da Serra, as cidades mais chuvosas do Sudeste em janeiro de 2025:

1. Peruíbe (SP) – 358,3 mm 

2. Ipatinga (MG) – 343,8 mm 

3. Serra (ES) – 333,9 mm 

4. Itariri (SP) – 315,1 mm 

5. Unaí (MG) – 304,8 mm 

6. Santa Maria de Jetibá (ES) – 257,3 mm 

7. Santa Teresa (ES) – 250,6 mm 

8. Alegre (ES) – 235,8 mm 

9. Manhumirim (MG) – 224,8 mm 

10. Paraty (RJ) e Castelo (ES) – 224,0 mm 

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também