Serra Dourada tem loteamento clandestino em área de preservação

Compartilhe:
Terraplanagem do loteamento está atingindo alagados e nascestes da área verde. Foto: Divulgação

Bruno Lyra

Um loteamento clandestino está degradando a área verde de Serra Dourada. Sob a condição do anonimato, um morador do bairro disse que a ocupação do local começou há cerca de um ano e três residências já foram levantadas na área, que já teria até instalação de água e luz.

Segundo esse morador, o acesso ao local fica no final da rua Buritis. Já foi aberta estrada no local, que fica próximo à estação de tratamento de esgoto do bairro, e a terra empurrada até o fundo de vale, onde há nascentes e alagados que alimentam a lagoa Juara.

Um vídeo foi feito sobre a situação e até asfalto já foi jogado em parte da estrada aberta por quem está fazendo a ação. “As máquinas trabalham nos finais de semana e até à noite, creio que é para driblar a fiscalização”, afirmou outra moradora, que por razões de segurança também não será identificada.

Segundo os moradores o responsável pelo loteamento não é de Serra Dourada, mas de Jacaraípe. Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura da Serra disse que o caso está sendo apurado e não deu mais detalhes.

A ocupação indevida em encosta com remanescentes de mata Atlântica e até fundos de vale é recorrente em bairros da Serra. Há situação semelhante em Barcelona, Eldorado e até no coração comercial da cidade, o Parque Residencial Laranjeiras.

Em agosto, veio a público o movimento do vereador Robinho Gari (PV) para legalizar 40 casas construídas na área verde de Mata da Serra e ainda permitir a ocupação de terrenos anexos que estão dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da lagoa Jacuném, incluindo pontos com mata Atlântica e nascentes, totalizando o equivalente a 25 campos de futebol.

E no dia 30 daquele mês, a Câmara da Serra aprovou um projeto de lei de autoria do próprio executivo que abre procedente legal para a regularização de imóveis construídos em área verde da cidade.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também