Serra de olho na lama de minério que vai cair no mar

Compartilhe:
Aspecto do rio Doce na tarde de ontem (18) em Baixo Guandu. Foto: Divulgação/Prefeitura de Baixo Guandu
Aspecto do rio Doce na tarde de ontem (18) em Baixo Guandu. Foto: Divulgação/Prefeitura de Baixo Guandu
Aspecto do rio Doce na tarde de ontem (18) em Baixo Guandu. Foto: Divulgação/Prefeitura de Baixo Guandu

Temendo os efeitos negativos na vida marinha e na pesca em seus litoral a Prefeitura da Serra está de olho no avanço da lama de minério que desce pelo rio Doce e deve chegar ao mar nos próximos dias.

Por meio da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma), o município está monitorando junto aos órgãos ambientais estadual e federal a questão do avanço da lama.

Nesta sexta-feira (20), às 14h, a secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, participará de uma reunião com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Iema) e representantes de outros municípios potencialmente envolvidos com a eventual contaminação decorrente da chegada de rejeitos ao mar do Espírito Santo.

Outra iniciativa neste sentido é uma reunião a ser realizada pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e a de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) da Serra com os membros do Comitê da Pesca, que reúne as associações de pescadores do município.

Segundo a secretária a previsão é que esta reunião aconteça na próxima quarta-feira (25) e tem como objetivo tratar dos possíveis impactos na zona costeira capixaba.

Universidade

A Semma conta ainda com uma profissional oceanógrafa que participará de uma reunião nesta quinta-feira (19), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para tratar do mesmo tema.

 

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também