
A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza se encerrou na terça-feira (20), no Espírito Santo, mas na Serra, a aplicação de doses vai continuar até que as doses em estoque se esgotem.
A Secretaria de Saúde da Serra informou que manterá a aplicação de vacinas, sem necessidade de agendamento, aos fins de semana. A Serra seguirá ofertando os imunizantes contra a Covid-19, as vacinas de rotina, preconizadas pelo Ministério da Saúde e também a vacina Influenza, independente do encerramento da Campanha, até a finalização do estoque.
A vacinação sem agendamento acontece no Shopping MontSerrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra, aos sábados e domingos.
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, os estoques municipais contam com cerca de 500 mil doses de vacina da gripe, e a imunização deverá ser continuada, mesmo com finalização da campanha. “Orientamos que a vacinação contra a Influenza continuará nas cidades que ainda tenham essa vacina disponível, e que deve ser realizada em todas as pessoas acima de seis (06) meses de idade, até o esgotamento do seu estoque”, informou Cardoso.
Leia também
+ Veja como conseguir óculos de grau de graça na Serra
As vacinas contra a gripes estão disponíveis para toda população com mais de seis (06) meses de idade, entretanto o subsecretário ressalta a importância dos grupos prioritários também se vacinarem.
“Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde são grupos elencados pelo Ministério da Saúde como prioritários e têm meta de cobertura. E são prioritários por serem mais vulneráveis, com maiores chances de adoecimento e óbitos. Por isso, pedimos que procurem uma sala de vacinação e se imunizem contra a gripe”, reforçou o subsecretário Orlei Cardoso.
Até esta segunda-feira (19), segundo dados do Painel Vacina e Confia, o Espírito Santo havia alcançado 44% de cobertura vacinal, sendo a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 90%. Pouco mais de 880 mil doses foram aplicadas em todo Estado. A meta final da campanha será finalizada em agosto, após encerramento do sistema pelo Ministério da Saúde, com dado consolidado da campanha.

