Serra confirma 5ª onda de Covid e revela que 30 mil crianças não tomaram nem a 1ª dose

Compartilhe:
Foto: Divulgação
Bernadete Coelho concedeu entrevista ao Jornal Tempo Novo. Foto: Gabriel Almeida

O Espírito Santo vive uma 5ª onda de Covid-19, informação confirmada pelo secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes. Na Serra, só para se ter uma ideia, os primeiros 9 dias de junho registraram praticamente a mesma quantidade de contaminados do que todo os mês de maio. Situação essa, que o jornal TEMPO NOVO detalhou com a secretária municipal de Saúde, Bernadete Coelho. De acordo com ela, a cobertura vacinal da população da cidade está em 80%, entretanto, existe uma preocupação crescente nos baixos níveis de vacinação entre o público infanto-juvenil.

Dados alarmantes repassados pela secretária revelaram que da população de 5 a 11 anos na Serra, estimada em quase 60 mil crianças, faltam ainda 30 mil para serem imunizadas com a primeira dose. Ela ratificou a importância da vacinação infantil, não só para Covid-19, mas também para combater as demais patologias que consta no cartão de vacinação.

Ela creditou ao baixo índice de adesão a vacina contra Covid entre o público infanto-juvenil as chamadas fake News; informações equivocadas que foram atribuídas as vacinas de Covid-19 foram espalhadas pelas redes sociais, o que gerou uma resistência de pais e responsáveis pela aplicação da vacina. Como autoridade em saúde pública, Bernadete fez um apelo para que essas 30 mil crianças sejam vacinadas e tenham mais proteção imunológica ante esta 5ª onda que passa pelo ES.

Vale destacar que a baixa adesão à vacinação infantil põe em risco a continuidade das atividades educacionais. Isso porque, o público de 5-11 anos é exatamente aquele que está nas séries iniciais, que são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, como as creches e escolas de ensino fundamental. São 72 mil alunos na rede pública da Serra, e com isso, caso a 5ª onda avance entre as crianças, há o temor de tumultuar o andamento das aulas na Serra.

Bernadete também orientou os moradores em torno da testagem. “Todas as unidades básicas e regionais de saúde estão de portas abertas para testagem; além disso, o Ames (Ambulatório Municipal de Especialidade da Serra) faz a testagem rápida e o RT-PCR”. Ela esclareceu que em alguns casos, dependendo da situação médica do paciente, as três UPA’s da Serra também realizam o teste.

As afirmações foram concedidas pela secretária em entrevista ao vivo, que pode ser assistida na íntegra abaixo:

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também