Categories: Notícias

Serra chegará a meio milhão de moradores até o fim do mês

 

Pessoas caminham em Laranjeiras, maior centro comercial da mais populosa cidade do Espirito Santo. Foto: Fábio Barcelos

Caio Dias

Se as estimativas do IBGE estiverem corretas, a população da Serra deve chegar a meio milhão de habitantes ainda neste mês de fevereiro. Isso levando em consideração, que a média de crescimento populacional nos últimos três anos foi de nove mil habitantes a cada ano e que em julho de 2016 a Serra tinha 494.109 habitantes.

Sete meses passados após a publicação oficial do órgão, se a média de crescimento mensal permanecer a mesma, de 744 habitantes, a Serra será o primeiro o município do Espírito Santo a chegar à casa dos 500 mil habitantes nas próximas semanas.

Em seis anos, a população do município aumentou cerca de 100 mil habitantes. E isso significa um grande desafio na oferta de serviços públicos, em especial para aqueles oferecidos pela prefeitura. Segundo o especialista em gestão pública e professor da Faculdade de Direto de Vitória (FDV), Anderson Pedra. Ele ressalta que a dificuldade de qualquer cidade com o crescimento populacional elevado é organizar atender as demandas da população.

Desafio que fica ainda maior em período de crise. “A prefeitura é mais cobrada da população. Além de ter uma queda na receita, o gasto é maior, porque o cidadão em época de recessão depende ainda mais do serviço público. Neste momento a palavra de ordem é planejamento”, aponta o especialista. 

A reportagem do Jornal Tempo Novo procurou a prefeitura da Serra para saber as estratégias perante o desafio do alto crescimento populacional e crise econômica.  Por meio de nota, a Prefeitura da Serra informa que enfrenta redução na arrecadação de impostos repasses de recursos. Mas, em contrapartida, apresenta medidas como redução de contratos, economia de recursos, conseguindo assim manter salários em dia.

A Prefeitura afirma ainda que está investindo este ano no programa “Educação em Valores Humanos”, que almeja ampliar as relações entre escola e família. Na segurança pública, a promessa é de que a guarda municipal armada vai às ruas até o final de março.

Já no saneamento básico, a expectativa é que até 2023, a Serra tenha 100% do esgoto tratado, através da 1ª parceria público privada do setor no Estado.

Na saúde, a promessa é de ampliar o atendimento. Segundo o Prefeito Audifax Barcelos (Rede), a saúde será a prioridade neste mandato.  A atual gestão afirma ainda que trabalha para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na cidade.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

12 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

13 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

13 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

14 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

14 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

14 horas atrás