Após oficializar a municipalização de um trecho de 32 quilômetros da BR-101, que agora passa a se chamar Avenida Mestre Álvaro, o prefeito da Serra, Weverson Meireles, anunciou um amplo pacote de obras que inaugura uma nova fase para a mobilidade do município. As intervenções incluem a construção de um novo mergulhão, a correção do viaduto de Carapina e a implantação de um corredor exclusivo para ônibus, medidas que prometem reorganizar o trânsito, aumentar a segurança viária e ampliar a capacidade de circulação na região.
Segundo o prefeito Weverson Meireles, esta é a primeira vez que o município passa a comandar efetivamente o trecho da antiga BR-101, atendendo a uma demanda histórica da população. “Agora o município passa a comandar esse trecho, planejar intervenções de mobilidade, usar tecnologia e proporcionar segurança e fluidez no trânsito”, afirmou.
Com o controle da via, a prefeitura inicia uma série de intervenções de grande porte, incluídas em um pacote de R$ 150 milhões, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado.
Reorganização viária
Entre as principais obras anunciadas está a construção de um novo mergulhão no ponto de maior fluxo de veículos pesados e tráfego industrial, solução parecida à executada na Rotatória do Ó. A estrutura irá integrar os fluxos da Avenida dos Metalúrgicos e da Brigadeiro Eduardo Gomes, reduzindo conflitos e facilitando o deslocamento diário na região, especialmente para quem trafega por áreas de polos industriais.
Leia também
Outra intervenção prevista é a correção do antigo viaduto de Carapina, que deixará de despejar veículos diretamente na pista principal. O fluxo será redirecionado para a marginal, criando um acesso mais seguro e eficiente.
O pacote também inclui a implantação de um corredor exclusivo para ônibus, semelhante ao BRT, que ligará a Rodovia das Paneleiras ao Terminal de Laranjeiras. O projeto está em fase final pela Secretaria de Estado de Mobilidade (Semobi) e seguirá para análise legislativa antes da conclusão do projeto executivo.
“O corredor exclusivo de ônibus vai mudar a lógica da mobilidade na Serra. Vamos garantir um deslocamento mais rápido, mais previsível e com prioridade para quem usa o transporte coletivo todos os dias. É uma obra que conversa com o futuro da cidade”, explica.
Além dessas obras de grande porte, o prefeito também anunciou a proibição do tráfego de caminhões durante o período noturno; a instalação de semáforos inteligentes e com inteligência artificial aplicada; além da substituição dos radares do Dnit pelos da prefeitura.
Após a assinatura, o processo de municipalização segue para homologação pelo Ministério dos Transportes. Segundo a Prefeitura, toda a parte técnica e operacional da transferência já está concluída e o projeto deve estar pronto ainda em 2025.

