Serra amplia acesso ao teste do pezinho e atinge 100% de cobertura na rede pública

Compartilhe:
O teste é oferecido nas 40 unidades municipais de saúde. Foto: Divulgaçãp

Após alcançar a marca de 100% de cobertura para o teste do pezinho, na rede pública, a Serra oferece agora o teste está em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas 06 Unidades Regionais de Saúde (URS). Além disso, o Hospital Estadual Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras, também realiza a coleta do exame. Foram realizados 2.679 exames nos primeiros cinco meses de 2025. Já em 2024, foram feitos 6.248.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

A coleta do teste do pezinho deve ser feita, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. O exame é rápido, seguro e gratuito, e pode identificar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, entre outras.

Na última sexta-feira (6), foi celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame fundamental para detectar precocemente doenças genéticas, metabólicas e infecciosas que podem afetar o desenvolvimento saudável dos bebês.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também