
O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra gripe para toda a população acima dos seis meses de idade. Na Serra, os moradores do público geral já podem receber a vacina a partir deste sábado (13).
Até então, apenas os grupos prioritários estavam recebendo a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).
A liberação da vacina da gripe para o público em geral acontece antes do encerramento da campanha de vacinação, marcado para 31 de maio.
Como se vacinar na Serra?
Neste fim de semana, a Prefeitura da Serra vai vacinar contra a gripe e contra a Covid-19 sem agendamento no shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 9 às 17 horas, no sábado. Já no domingo (14), será das 10h às 17 horas.
Leia também
Também no sábado, das 8 às 16 horas, as equipes de saúde estarão a postos, nas Unidades Regionais de Saúde Jacaraípe, Feu Rosa, Novo Horizonte, Serra Dourada e Serra Sede; e, também , das 8 às 16 horas, nas Unidades Básicas de Saúde de Nova Almeida e Jardim Carapina.
Sobre a vacinação da gripe
Em anos anteriores, o governo federal adotava a estratégia de estender a imunização para todos ao final da campanha, para dar prioridade para pessoas mais vulneráveis ou mais expostas ao vírus, como idosos, gestantes e professores.
De acordo com o governo federal, a ampliação antecipada atende a um pedido de estados e municípios. Isso porque a procura pelo imunizante está baixa e, os estoques, cheios. A campanha deste ano começou em 10 de abril.
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.
Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a vacinação anual contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

