Sepultamento de Teodorico Boa Morte acontece nesta quinta-feira na Serra

Compartilhe:
Serra Teodorico Boa Morte
Crédito: Divulgação
Serra Teodorico Boa Morte
O sepultamento de Teodorico Boa Morte acontece nesta quinta-feira na Serra. Crédito: Divulgação

O escritor e poeta, Teodorico Boa Morte, será sepultado nesta quinta-feira (4), no cemitério da Serra Sede. O velório do importante nome do meio cultural da Serra aconteceu durante toda a noite de quarta-feira (3). Ele faleceu aos 73 anos, deixando um significativo legado na cidade.

De acordo com informações de familiares, Teodorico será sepultado no cemitério da Serra Sede, por volta das 10 horas desta quinta-feira.

Por meio de nota, a Prefeitura da Serra informou que decretou luto oficial de três dias na cidade. O prefeito Sergio Vidigal lamentou o falecimento de Teodorico Boa Morte.

“É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de Teodorico Boa Morte. Poeta e escritor, foi uma figura notável na cultura da Serra. Membro fundador da Academia de Artes e Letras da Serra (Ales), publicou livros que registram a história da nossa cidade como “A Igreja dos Reis Magos de Nova Almeida” e “Histórias para crianças e lendas da Serra”, disse.

Disse ainda: “além dos cordéis e poesias, também compôs algumas músicas lançadas com recursos da ‘Lei Chico Prego’, que incentiva a cultura no nosso município. Diante dessa perda significativa, a prefeitura decreta oficialmente três dias de luto na nossa cidade, em respeito e solidariedade aos familiares neste momento de tristeza”.

Conforme informado pelo Jornal Tempo Novo, Teodorico sucumbiu a uma hemorragia intestinal. Ele estava internado desde dezembro em um hospital estadual de Vila Velha. Nos últimos dias, havia apresentado melhora clínica e aguardava para receber alta.

No entanto, sofreu piora súbita e faleceu na madrugada desta quarta-feira. De acordo com seu filho, Fábio Boa Morte – atual diretor de cultura da Serra – a notícia pegou todos de surpresa. “Ele estava bem, estávamos esperando-o receber alta, mas piorou e acabou falecendo”, disse ao Jornal Tempo Novo.

Teodorico deixou cinco filhos, sete netos e sua esposa. Morou em Nova Almeida por muitos anos, atuou como guardião da Igreja de Reis Magos, recebendo turistas e contando a história do local e era grande referência cultural por toda a cidade.

Teodorico Boa Morte: escritor e poeta da Serra

Teodorico foi membro fundador da Aleas (Academia de Artes e Letras da Serra), onde ocupa a cadeira número 15. Publicou 15 livros, entre eles: “Borbulhar de Cantares” (2011, poesias), “A Igreja dos Reis Magos de Nova Almeida” (2013, história, poesia e fotografias), “Serra, Serra, Serrador” (2014), “Histórias para crianças e lendas da Serra”, além de outros.

Sexto dos sete filhos de um casal de lavradores, Teodorico nasceu em Retiro (Aracruz), e lá viveu até os dois anos de idade, quando faleceu sua mãe e a família foi morar em Lagoa do Aguiar (Linhares). O trabalho duro na lavoura, ao lado do pai, continuou até 1965, quando o pai casou novamente e a família mudou para a sede da Serra. Teodorico cursou o Ensino Básico na Serra e o Ensino Médio em Vitória, no Colégio Estadual.

Nestas escolas, conheceu obras literárias de escritores brasileiros consagrados, o que despertou nele o impulso para compor seus primeiros poemas. Por volta de 1974, percebeu que também sabia fazer música e participou de vários festivais.

Atualmente, contabiliza mais de 600 poesias e 100 músicas, além de pesquisas e 6 cordéis sobre peculiaridades da cidade. Onze de suas músicas fazem parte do CD “O Cavaleiro”, lançado em 2007, com recursos da “Lei Chico Prego”, de incentivo à cultura do município.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também