Categories: Notícias

Seminário para identificar sinais de Alzheimer


O evento é gratuito e acontece na próxima quarta (23) no Hospital Metropolitano. Foto; Divulgação

Na próxima quarta (23) acontece um seminário gratuito na Serra para ensinar como identificar os primeiros sinais de Alzheimer nos idosos. O seminário acontece no Espaço Metropolitano de Eventos, no Hospital Metropolitano, em Laranjeiras, das 13h30 às 17h.

Nesse encontro o tema abordado será “Lembre-se de mim”. Qualquer pessoa pode participar, tirar dúvidas e debater sobre a Doença de Alzheimer com especialistas da área, basta se inscrever pelo telefone 2104 7266.

Os sinais de perda de memória costumam ser associados ao processo natural de envelhecimento, mas essas alterações nas lembranças podem ser os primeiros sintomas da Doença de Alzheimer, cuja incidência aumenta muito com o avançar da idade.

Essa perda pode avançar das funções complexas para as mais simples como escolher a própria roupa, vestir-se, cuidar da higiene pessoal e tomar banho. Já na fase terminal, o idoso não consegue se alimentar sozinho e perde o controle das fezes e da urina.

“A pessoa demonstra dificuldade cada vez maior de memorizar, de registrar novas informações e de aprender coisas novas, mas continua com a capacidade de evocar informações antigas. Por isso o paciente com Alzheimer, na fase inicial, fala muito sobre o passado. Ele tem lembranças de coisas que ocorreram há muito tempo”, pontua a médica geriatra Lívia Terezinha Devens, do Hospital Metropolitano.

Há 21 anos, promove-se no dia 21 de setembro uma campanha de esclarecimento sobre a Doença de Alzheimer. Em 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso.

Em 7 de outubro, haverá ainda um encontro aberto à comunidade com o tema “Corpo, tempo e saúde: formas de viver e ser na velhice”.  Nesse encontro será abordada a importância de vários profissionais da saúde, como psicólogo, dentista e educador físico, para se envelhecer com saúde.

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

6 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

7 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

7 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

8 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

8 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

8 horas atrás