Semana Mundial do Aleitamento Materno terá mamaço na Serra

Compartilhe:
Semana Mundial do Aleitamento Materno
Semana Mundial do Aleitamento Materno
Na Serra, no hospital Jayme Santos Neves, vai ter mamaço no dia 3 de agosto em alusão a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Crédito: Pexels

Entre os dias 1º e 07 de agosto, comemora-se a Semana Mundial de Aleitamento Materno, no mês dedicado às ações que visam a estimular o aleitamento materno e a promover informações acerca da importância da amamentação, conhecido como Agosto Dourado. O leite materno é considerado o melhor alimento que um bebê pode ter e a amamentação traz benefícios à saúde não só para a criança, mas também para as mães.

O leite materno protege o bebê de inúmeras doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

Ao longo de todo o mês de agosto, a Secretaria da Saúde seguirá apoiando os municípios nas ações voltadas à temática do Agosto Dourado. Nos dias 09 e 10 de agosto, a Sesa vai promover o curso voltado aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para incentivar a implementação da “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB)”.

Os hospitais estaduais Dr. Jayme Santos Neves, localizado em Morada de Laranjeiras, na Serra, e o Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, vão realizar uma programação especial ao longo do mês.

O Hospital Jayme vai promover treinamentos internos sobre a amamentação, e há a previsão de realização do cinema com as mães da UTIN/UCIN. No dia 3 de agosto vai ter mamaço.

Já o Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras, montou uma programação especial em alusão a data. Entre os eventos, um mamaço e orientação para as mamães.

A abertura da campanha será no dia 1º de agosto, das 9 às 11 horas, com a palestra “Direitos da Mulher Trabalhadora que Amamenta” e “Alimentação da Gestante e da Puérpera”, no auditório do hospital, com  obstetra, nutricionista e enfermeira.

Neste dia, o evento é aberto ao público, porém é necessário se inscrever até esta sexta-feira (28) para participar. O telefone é (27) 3500-1500 (ramal 245). O público-alvo são gestantes, puérperas e seus familiares.

Haverá entrega de lacinhos com alfinete para os colaboradores do hospital, que participam do mesmo evento, porém no horário da tarde, das 14 às 15 horas.

Apoio ao aleitamento

O Hospital Municipal Materno Infantil Dra. Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso é a maior maternidade pública do Estado, está localizada em Colina de Laranjeiras, na Serra.

A maternidade conta com um ponto de apoio ao aleitamento materno para orientação às pacientes que apresentarem dificuldade na amamentação. Trata-se do primeiro passo dado em direção ao banco de leite do hospital, que será inaugurado ainda em 2023.

O Posto de Amamentação está disponível para todas as mães, ou seja, não somente para aquelas que estiverem internadas no hospital. O acesso é mediante agendamento, pelo 3500-1500 (ramal 248).

Confira a programação do Agosto Dourado:

Terça-feira (1º)
Abertura – Palestras “Direitos da Mulher Trabalhadora que Amamenta” e “Alimentação da Gestante e da Puérpera”.
Horário: 9 as 11 horas.
Local: auditório do Materno Infantil.
Público-alvo: gestantes, puérperas e familiares.
Inscrições: Até sexta-feira (28), no telefone (27) 3500-1500 (ramal 245).

Palestras “Direitos da Mulher Trabalhadora que Amamenta” e “Alimentação da Gestante e da Puérpera”.
Horário: 14 as 15 horas.
Local: auditório do Materno Infantil.
Público-alvo: colaboradores.

Dias  9, 10 e 11 de agosto
Treinamento com o tema “Manejo no Aleitamento Materno”.
Horário: 14 as 15 horas.
Local: auditório do Materno Infantil.
Público-alvo: colaboradores.

Dias 15, 16 e 17 de agosto
Entrega de folders informativos sobre nutrição.
Horário: 14 as 15 horas.
Local: Em todos os setores do Materno Infantil.

Dia 21 de agosto
Atividades no Posto de Amamentação.
Horário: das 8 às 12 horas e  das 13 às 17 horas.
Local: Posto de Amamentação.
Público-alvo: gestantes e puérperas

Dia 30 de agosto 
Encerramento – Mamaço.
Horário: 15 às 16 horas.
Local: pátio externo do Materno Infantil.
Público-alvo: gestantes e puérperas (interno)

Agosto dourado

No Brasil, a campanha do Agosto Dourado foi instituída pela Lei Federal nº 13.345, de 12 de abril de 2017, e a cor “dourada” foi escolhida para representá-la devido ao tom que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano. Durante a primeira semana do mês, há a intensificação nas ações, em prol da Semana Mundial de Aleitamento Materno, com ações de conscientização sobre a importância do leite materno e da amamentação.

“Durante o mês, acontece uma grande mobilização municipal, estadual, nacional e internacional para resgatar a cultura da amamentação, uma simples ação que pode salvar a vida de milhares de crianças”, reforçou a coordenadora técnica da Saúde da Criança da Sesa, Edna Vaccari.

Para o ano de 2023, a Aliança Mundial para a Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês) traz como tema da campanha “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, cujas metas estão em informar as pessoas sobre as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e à paternidade; fundamentar a licença remunerada e o suporte no local de trabalho como ferramentas importantes para facilitar a amamentação; envolver as pessoas e as organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho; e conscientizar sobre as ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também