Ne Semana do Meio Ambiente, vale destacar as boas práticas adotadas pelas empresas em prol da preservação. A Viminas, por exemplo, além de reaproveitar toda a água utilizada no processo produtivo, promove a reciclagem e a reutilização de resíduos, tornando-se um exemplo de sustentabilidade no cenário industrial da Serra.
Na fábrica da beneficiadora e transformadora de vidros, no Civit II, uma Estação de Tratamento de Efluentes possibilita o reaproveitamento de toda a água utilizada na produção. Em vez de ser desperdiçada, ela é reutilizada em atividades de limpeza, por exemplo.
Madeiras, quinas de papelão e isopor que chegam à empresa com as chapas de vidro, matéria-prima da Viminas, são reaproveitados nas embalagens e no transporte dos produtos entregues aos clientes.
“Também promovemos a reciclagem de resíduos provenientes das nossas atividades. Plásticos, papéis, papelões e sucatas metálicas são recolhidos por empresas certificadas responsáveis por reciclá-los”, contou Lucas Fernandes, assistente de serviços e contratos da Viminas.
Na oficina de manutenção, a empresa mantém uma Caixa Separadora de Água e Óleo, por onde passam todos os resíduos de óleo, para que sejam tratados e, assim, não poluam a rede pluvial e, consequentemente, a rede fluvial.
