Sem prazo para captação no Reis Magos

Compartilhe:
Rio Reis Magos em Nova Almeida. Foto: Bruno Lyra
Rio Reis Magos em Nova Almeida. Foto: Bruno Lyra
Rio Reis Magos em Nova Almeida. Foto: Bruno Lyra

Por Vilson Vieira Jr

O abastecimento de água da Serra não terá o reforço do rio Reis Magos tão cedo. É que a Cesan estipula em pelo menos um ano o prazo para a captação no rio que divide o município com a cidade de Fundão. Enquanto isso a Serra terá que se virar com o Santa Maria, manancial que está em nível crítico.

No início de fevereiro, diante da situação alarmante do Santa Maria, o prefeito Audifax Barcelos (PSB) pediu que a Cesan agilizasse o projeto para captação no Reis Magos.

Mas até a última quarta – feira (08) a Cesan ainda não tinha concluído o projeto. A assessoria de imprensa da empresa não deu sequer prazo de quando termina o projeto e nem de quando abrirá licitação para as obras. Também não apresentou números sobre a vazão e capacidade do rio.

E acrescentou que só após concluída a licitação é que estipulará prazo de um ano para que o serviço reforce o abastecimento da cidade. A captação nos Reis Magos está prevista no planejamento estratégico 2015 – 2018 do Governo Paulo Hartung (PMDB).

Membro da Associação dos Produtores Rurais da Serra, João Falqueto alertou sobre a situação de salinidade das águas do Reis Magos. Ele é proprietário de um terreno que fica na confluência dos rios Timbuí e Fundão, ponto onde começa o Reis Magos, e diz que a água salgada do mar tem influência até aquele trecho nas marés cheias.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também