Sem limpeza, alunos de creche são dispensados mais cedo em Morada de Laranjeiras

Compartilhe:
Creche de Morada de Laranjeiras, inaugurada em junho de 2016: aula só em meio período. Foto: Divulgação/PMS
Creche de Morada de Laranjeiras, inaugurada em junho de 2016: aula só em meio período. Foto: Divulgação/PMS

Clarice Poltronieri

Nesta segunda-feira (10), alunos da Centro de Educação Municipal Infantil (Cemei) Suely Larrubia Muniz, de Morada de Laranjeiras, foram dispensados na hora recreio. O motivo foi a falta de limpeza da creche. Tudo porque os funcionários que fazem essa função – que são terceirizados – pararam por conta no atraso dos salários.

A denúncia é de pais de alunos, que estão indignados com a situação. Bianca Carla Paredes, mão de um aluno, disse estar indignada. “Meu filho foi dispensado mais cedo e não tem previsão da creche funcionar em horário normal até que o pessoal da limpeza receba os salários. Como mãe e cidadã que paga tudo em dia, estou profundamente aborrecida, para onde vai tanto dinheiro?”, questiona.

Em Carapebus, no Cmei Profª Maria Amélia da Conceição Rosa, o problema foi há cerca de três semanas e além do pessoal da limpeza, também pararam as merendeiras que da mesma forma são terceirizadas.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

 “Um dia não teve aula e no dia seguinte só meio período. Na época o líder do sindicato disse que pararia quantas vezes fosse necessária, mas depois a situação normalizou. Espero que não pare mais” disse o pai de um aluno, Marlon Max.

A Serge Serviços de Conservação e Limpeza é a responsável pelos funcionários da limpeza nas escolas e creches da rede municipal de ensino. O diretor da empresa, João Pereira, culpou a prefeitura pelo atraso.  

 “A legislação diz que precisamos de um volume de três meses para manter o pagamento em dia, mas há falta de repasse da prefeitura e das notas de valores de alguns meses, muito mais que os três, por isso não conseguimos honrar este mês. A data de pagamento dos funcionários venceu na sexta-feira (10) e a previsão é que só saia na quarta-feira (12). Isso se a prefeitura fizer o repasse”, diz

Prefeitura promete regularizar serviço

Através da assessoria de imprensa a prefeitura da Serra disse que a Secretaria de Educação está tomando providência para a regularização do serviço de limpeza. Afirmou também que toda escola que não oferecer aula, independente do motivo, terá que repor os dias letivos e a carga horária programada pela Secretaria de Educação da Serra.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também