
A Santa Casa de Chavantes, responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, na Serra, conduziu um processo seletivo ‘surpresa’ e ‘relâmpago’, visando a contratação de novos colaboradores para a unidade hospitalar. A ausência de publicidade quanto ao edital e ao início das inscrições gerou surpresa entre os interessados.
Moradores da Serra, ansiosos pela seleção, procuraram o Jornal Tempo Novo nesta semana, indagando sobre a data de realização do processo seletivo. Diante disso, a equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Santa Casa de Chavantes, que forneceu um release com detalhes sobre a seleção.
Contudo, o material afirma que as inscrições foram encerradas no dia 15 de janeiro, apenas quatro dias após serem abertas, e o edital não foi disponibilizado no site oficial da Santa Casa de Chavantes.
O processo seletivo também não foi divulgado nas redes sociais da Santa Casa de Chavantes, assim como realizado outras vezes pela instituição, principalmente no seu perfil oficial do Instagram.
Leia também
Questionada sobre os canais de divulgação utilizados para o anúncio do processo seletivo, a assessoria afirmou que as informações foram distribuídas para toda a imprensa do Espírito Santo, através de seus respectivos e-mails. No entanto, a apuração realizada pelo Tempo Novo não identificou nenhum veículo de comunicação que tivesse divulgado a seleção.
Processo seletivo ofertou vagas para todos os níveis de escolaridade na Serra
As oportunidades ofertadas abrangiam diversos cargos, como assistente e auxiliar administrativo, assistente de recursos humanos, assistente social, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de farmácia, auxiliar de faturamento, auxiliar de saúde bucal, controlador de acesso, enfermeiro assistencial, técnico de enfermagem, farmacêutico, técnico de laboratório e técnico de segurança.
De acordo com o edital, o processo seletivo compreende quatro etapas: inscrições, análise curricular, na qual os candidatos serão avaliados em relação ao atendimento dos requisitos especificados no edital, prova técnica de conhecimentos gerais e entrevista comportamental. Os profissionais selecionados serão contratados sob o regime jurídico previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
O que diz a Santa Casa de Chavantes?
Diferente do que foi informado em um primeiro momento por sua assessoria de imprensa ao Jornal Tempo Novo, a Santa Casa de Chavantes enviou nota após a publicação da matéria afirmando que assim que o edital foi aberto, diversas ações foram tomadas para divulgação do processo seletivo, incluindo encaminhamento para a Secretaria de Saúde e para a imprensa local.
Disse ainda que, além disso, o site da Santa Casa de Chavantes alertava o visitante e direcionava para a página do edital. A instituição afirmou que foram mais de 2 mil inscritos durante o período em que as inscrições estavam abertas “com ampla divulgação”.
No texto da nota, a Santa Casa ainda diz que as informações do processo seletivo foram disponibilizadas no site e nas redes sociais da Santa Casa de Chavantes para consulta.

