O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça (Sejus) acaba de adquirir 150 novos computadores que serão utilizados nas salas de vídeoaudiências implantadas nas 37 unidades prisionais capixabas. O investimento para a aquisição desta nova tecnologia foi de R$ 919.500,00, recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e faz parte do Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Prisional (Moderniza-ES).
Os novos equipamentos prometem mais segurança e economicidade do sistema prisional e, após as intervenções de infraestrutura previstas para os próximos seis meses, a capacidade do sistema penitenciário para realizar videoaudiências vai aumentar em 40%.
O Moderniza-ES é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com investimentos da ordem de U$ 102.911.500,00, para a melhoria dos serviços prestados pela Secretaria da Justiça (Sejus). Entre as ações previstas, a construção de Centros de Reintegração Social em Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.
O programa inclui ainda a ampliação dos projetos de ressocialização voltados à população prisional, a adequação dos equipamentos de energia, água e saneamento; a construção de infraestrutura para serviços de alimentação e lavanderia; e sistema integrado de gestão de informações e solução de cibersegurança.

