Moradores da Serra já podem se inscrever para a seleção de Agentes de Leitura, que vão atuar no Projeto Lugares de Ler, uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Biblioteca Pública Estadual (BPES). As inscrições foram abertas na terça-feira (19) e, na Serra, dois bairros estão reservados para receber o projeto: Novo Horizonte e Feu Rosa.
O projeto pretende formar núcleos de leitura em bibliotecas municipais, comunitárias e outros espaços de leitura nos municípios capixabas; criando acervos bibliográficos com 200 livros em cada território, que permanecerão como legado para uso das comunidades.
Ao todo, serão selecionados dez Agentes de Leitura para atuar nos municípios de São Mateus (Cacique), Linhares (Aviso), Aracruz (Barra do Riacho), Serra (Novo Horizonte e Feu Rosa), Vitória (São Benedito e Fonte Grande), Cariacica (Flexal I e Castelo Branco) e Guarapari (Adalberto Simão Nader). Os selecionados trabalhar na criação de clubes de leitura, rodas de conversa, saraus e outras ações culturais voltadas para o livro e a literatura.
Os agentes vão organizar encontros semanais, articular eventos culturais em parceria com a comunidade, ajudar a construir e cuidar da coleção de livros disponibilizada em cada espaço.
Leia também
Podem se candidatar pessoas maiores de 18 anos, com vínculo com o território onde desejam atuar, disponibilidade de 10 horas semanais e interesse em literatura, mediação cultural e ações comunitárias.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 19 e 28 de agosto de 2025, exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural ES (www.mapa.cultura.es.gov.br). É necessário apresentar: ficha de inscrição preenchida com indicação do território e aceite dos termos do projeto; portfólio ou materiais comprobatórios das atividades culturais e de leitura realizadas (como certificados e carta de recomendação) e comprovante de residência.
O projeto Lugares de Ler é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Raízes, via chamamento público.

