A cidade da Serra entra oficialmente nas celebrações da Festa da Penha 2025, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, com uma programação especial que promete encantar fiéis e devotos. Pelo terceiro ano consecutivo, o município recebe a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, e prepara uma recepção à altura da fé capixaba.
Neste domingo, 20 de abril, às 19 horas, será inaugurada a Santa Iluminada, no Parque da Cidade, em Laranjeiras. A imagem terá uma impressionante estrutura de 17 metros de altura e será iluminada por mais de 100 mil lâmpadas, criando um espetáculo visual de fé e devoção.
A imagem poderá ser visitada gratuitamente até o dia 1º de maio, diariamente das 6h às 21h, no próprio Parque da Cidade.
Antes da inauguração, a programação contará com uma missa às 17h30, marcando o início das festividades da Festa da Penha, que se estendem até o dia 28 de abril. O tema deste ano é “Com Maria, Peregrinos de Esperança”, em consonância com o Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco.
Para o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Anderson Madeira, a presença da imagem no município é motivo de alegria e orgulho. “Receber a Santa na Serra é um presente. Estamos preparando tudo com muito carinho para que os fiéis e devotos celebrem o amor e a fé em Nossa Senhora. A Festa da Penha é a principal festa católica do nosso Estado”, destacou.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Fundação Espírito Santo Turismo e Eventos (Festuris).
A Festa da Penha é considerada um dos eventos religiosos mais antigos do país, reunindo milhares de fiéis em celebrações de fé, cultura e tradição. Com a imagem iluminada e a programação especial, a cidade da Serra se consolida como uma das protagonistas dessa grande festa da devoção capixaba.