Sala de teleconsulta é inaugurada na Serra e vai oferecer atendimento em 15 especialidades

Compartilhe:
Casagrande inaugura teleconsulta em especialidades médicas no AMES da Serra: Crédito: divulgação.
Casagrande inaugura serviço de teleconsulta em especialidades médicas no AMES da Serra.
Crédito: Divulgação.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lançou, nesta segunda-feira (19), a sala de teleconsulta na Serra, localizada no Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), em Jardim Limoeiro. A ação é considerada um passo importante para reduzir o tempo de espera por consultas médicas especializadas.

O serviço integra uma iniciativa do Governo do Estado que está implantando salas de teleconsulta em diversos municípios capixabas. A teleconsulta é uma modalidade que permite o atendimento médico à distância. No caso da Serra, os pacientes devem se deslocar até o AMES, onde serão atendidos em tempo real por médicos localizados em outros municípios ou estados, por meio de monitores de computador instalados no local.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Esse formato permite o envio de laudos, receitas e atestados digitais com validade legal, além de proporcionar mais controle sobre a frequência dos profissionais e o volume de atendimentos. Também reduz custos com deslocamentos de médicos e otimiza o tempo de atendimento. A modalidade tem sido bastante utilizada para consultas iniciais, acompanhamento de tratamentos, renovação de receitas e esclarecimento de dúvidas.

Com investimento de R$ 14,46 milhões destinado ao serviço na Região Metropolitana de Saúde, a expectativa é beneficiar pacientes de 23 municípios, aproximando o atendimento especializado da população e evitando longas viagens para outras cidades.

Inicialmente, a sala da Serra ofertará consultas em Gastroenterologia Adulto, com 24 atendimentos por dia previstos, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Essa especialidade trata problemas no esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, fígado, vesícula biliar, pâncreas e reto.

“Queremos que todos os municípios tenham salas para atendermos as pessoas com menor tempo de espera. Em algumas especialidades médicas há dificuldade em encontrar profissionais. Assim, a teleconsulta figura como uma opção para ampliar o acesso ao médico especialista. Essa é uma forma de adiantar uma consulta ou encaminhamento. Ao todo, estamos ofertando 10 mil consultas para a Região Metropolitana. A tecnologia veio para ficar, e nosso Governo está a utilizando muito”, afirmou Casagrande.

As teleconsultas em Gastroenterologia é o primeiro passo, mas o projeto final para a Serra contemplará 15 especialidades médicas, entre atendimentos adulto e pediátrico, incluindo cardiologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria e ortopedia. A previsão é de que até o fim de maio todos os municípios da Região Metropolitana concluam a implantação de suas salas de teleconsulta.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também