O Procon Serra, órgão municipal de defesa do consumidor, atua na mediação de conflitos e na garantia do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A instituição presta atendimento a moradores da cidade em casos que envolvem relações de consumo, como produtos defeituosos, cobranças indevidas e serviços mal prestados.
De acordo com a diretora do órgão, Janaína Ferreira, a atuação do Procon inclui uma variedade de situações. “Atendemos problemas com produtos com defeito, questões de troca e garantia, publicidade enganosa, serviços como telecomunicações e planos de saúde, além de cancelamentos, venda casada e cobranças abusivas”, explica.
Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, o órgão também pode aplicar sanções administrativas às empresas infratoras, caso as tentativas de conciliação não tenham sucesso. “Se não conseguimos resolver diretamente, orientamos o consumidor sobre quais caminhos seguir para buscar a solução adequada”, complementa a diretora.
Limites de atuação
Apesar do amplo escopo, o Procon Serra não está autorizado a intervir em todas as situações. Casos que envolvem tributos como o IPTU, questões de aluguel ou condomínio, conflitos entre advogados e clientes, ou programas sociais como PROUNI, FIES e Bolsa Família não são de responsabilidade do órgão.
Leia também
Outros exemplos de situações que fogem da alçada do Procon incluem dívidas com conselhos profissionais, cálculo de juros em contratos, pedidos de indenização por danos morais, acidentes de trânsito, multas e negociações entre particulares.
“Para esses casos, é necessário buscar a Defensoria Pública, o Poder Judiciário ou outros órgãos competentes”, orienta Janaína Ferreira.
Atendimento ao público
O Procon Serra funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Pró-Cidadão, localizado na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº 5.416, Portal de Jacaraípe.
Para dúvidas ou denúncias, os consumidores podem entrar em contato pelos telefones (27) 3252-7242, 3252-7243, 3252-7295, 3252-7298 ou (27) 98128-8533. Também é possível encaminhar e-mails para fiscalizacao.procon@serra.es.gov.br, incluindo fotos, vídeos e documentos que comprovem a ocorrência.

