Os Festejos de São Benedito seguem movimentando a Serra Sede e, neste sábado (20), a programação conta com o Desfile das Bandas de Congo Mirim. A apresentação começa a partir das 18 horas e reúne nove grupos formados por crianças e jovens das comunidades tradicionais do congo.
O desfile tem como objetivo fortalecer a cultura do congo na Serra e promover um momento festivo voltado aos jovens congueiros, que desde cedo aprendem a preservar uma tradição passada de geração em geração. A concentração dos grupos acontece às 18 horas, na Escola Estadual Clóvis Borges Miguel. Já às 19 horas, o cortejo segue pelas principais ruas do Centro da Serra.
O Desfile das Bandas de Congo Mirim integra os Festejos de São Benedito, uma das maiores celebrações religiosas e culturais do Espírito Santo em homenagem ao Santo Negro. Em 2025, a festa completa 180 anos de fé e tradição. O evento conta com recursos das leis de incentivo à cultura, como o Funcultura, a Lei Rouanet e a Lei Aldir Blanc.
O presidente da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Deivid Soares, destaca a importância do desfile para a preservação da cultura local.
Leia também
“Quando a gente vê tantas crianças participando, filhos e netos de congueiros, dá um orgulho enorme, porque é assim que o congo é mantido, passado de geração em geração. Venho de família congueira, comecei numa banda de congo mirim e hoje estou como presidente da Associação. Manter nossas crianças ativas no congo é garantir que a nossa cultura siga pulsando e essa tradição continue viva”, afirmou ao Tempo Novo.
Grupos participantes
Participam do desfile as seguintes bandas:
- Banda de Congo Mirim São Benedito de Santiago
- Banda de Congo Mirim São Benedito Santo Antônio de Pádua de São Domingos
- Banda de Congo Mirim São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga
- Banda de Congo Mirim São Benedito e São Sebastião de Nova Almeida
- Banda de Congo Mirim Konshacinha da Serra Sede
- Banda de Congo Mirim Santo Antônio de Pádua de Bicanga
- Banda de Congo Mirim São Pedro de Jacaraípe
- Banda de Congo Mirim de Timbuí
- Banda de Congo Mirim São Benedito e Nossa Senhora da Conceição de Campinho da Serra II
História do Congo Mirim
O projeto Congo Mirim teve início na década de 1980, nas comunidades de Nova Almeida e Serra Sede. Já nos anos 2000, passou a integrar o Ciclo Folclórico Religioso da Serra Sede, quando surgiu oficialmente o Desfile das Bandas de Congo Mirim.
Realizado sempre no mês de dezembro, após a Cortada do Mastro, o desfile foi criado para fortalecer a cultura do congo no município e oferecer um dia específico de celebração aos jovens congueiros. Atualmente, a Serra conta com nove Bandas de Congo Mirim, inseridas em comunidades tradicionais.
A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), da Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e do Ministério da Cultura, com patrocínio do Banestes.
Programação dos Festejos de São Benedito 2025
20/12 (sábado)
- 18h – Desfile das Bandas de Congo Mirim da Serra
24/12 (quarta-feira)
- 5h – Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konshaça e a Banda Estrela dos Artistas
- 20h – Missa de Natal na Igreja Matriz
25/12 (quinta-feira)
- 17h – Missa e Procissão de Natal e de São Benedito
- 20h – Puxada do Navio Palermo com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
- 21h30 – Show com João Felipe e Rafael
26/12 (sexta-feira)
- 9h – Missa do Serrano na Igreja Matriz
- 11h – Solenidade na Câmara da Serra: transferência simbólica da capital do Estado para a Serra e entrega do Título de Cidadão Serrano
- 12h – Exposição da imagem de São Benedito na Igreja Matriz com o Congo Folclórico São Benedito
- 18h30 – Puxada do Mastro com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
- 21h – Fincada do Mastro e show pirotécnico
- 21h30 – Show com Priscila Ribeiro
- 22h30 – Show com João Bosco e Vinícius
27/12 (sábado)
- 19h – Desfile das Bandas de Congo
- 21h30 – Show com Taiana França
- 22h30 – Show Serestão do Zé
Com colaboração de Roberta Pelissari

