Categories: Notícias

Rubéola e paralisia infantil podem voltar a circular no ES

Governo pede que população se vacine. Foto: Everton Nunes / Secom PMS

Após o surgimento de um caso de sarampo no Espírito Santo, a Secretaria Estadual de Saúde está preocupada com o aparecimento de outras doenças que já estavam eliminadas ou controladas no Brasil. Para evitar mais casos de sarampo, ou o retorno da poliomielite (paralisia infantil) e a rubéola, o Estado criou uma campanha de multivacinação e pede que a população mantenha as vacinas em dia.

De acordo com a Sesa, a meta do Estado é vacinar o maior número de pessoas o quanto antes possível, pois quanto mais rapidamente as metas forem alcançadas, mais efetivo é o bloqueio. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, as taxas de cobertura vacinal para diversas doenças vêm caindo de forma acelerada nos últimos anos, o que deixa o Estado em alerta.

“O Programa de Imunizações foi tão bem-sucedido ao longo dos anos que conseguiu erradicar, eliminar e controlar doenças, e isso fez com que elas desaparecessem ou diminuíssem drasticamente. Sendo assim, muitas pessoas passaram a acreditar que determinadas doenças não existiam mais e descuidaram da vacinação”, disse a coordenadora.

>Veja onde e como se vacinar contra sarampo na Serra

Daniele também afirma que as fakes news sobre vacinas nas redes sociais também tem ajudado no aumento de pessoas que não querem se vacinar. De acordo com ela, frases como “A vacina é mortal”; “Essas doses já mataram milhares”; “Não vacine seus filhos. É um risco”, têm sido amplamente compartilhadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

“Essas informações são infundadas, mentirosas e apelativas, e colocam a saúde da população em risco. As vacinas são produzidas por substâncias e microrganismos inativados ou atenuados que são introduzidos no organismo para estimular a reação do sistema imunológico quando em contato com um agente causador de doenças”, explica.

Vale destacar que, de acordo com o Ministério da Saúde, não há casos de paralisia infantil e rubéola no Brasil. No ano passado, a pasta já tinha divulgado um alerta para a baixa taxa de vacinação.

Primeiro caso de sarampo em seis anos

Há seis anos, o Espírito Santo não registrava nenhum caso de sarampo. Mas isso mudou, quando uma moradora de Cariacica voltou de São Paulo com o vírus e colocou todo o Estado em alerta. Além desse caso, outras duas pessoas estão com suspeita da doença e aguardam o resultado final.

Na Serra, não há nenhum caso confirmado ou suspeito da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há anos não é registrado um morador que contraiu a doença. O primeiro caso deste ano confirmado no Estado é de Cariacica e a paciente já está bem.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

11 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

14 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

18 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

20 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

21 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

22 horas atrás