Rompimento de barragem da Vale piora queda do PIB do ES | Portal Tempo Novo

Serra, 18 de julho de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Economia

Serra, 21 de junho de 2019 às 9:14

Rompimento de barragem da Vale piora queda do PIB do ES


PIB capixaba sofreu queda pelo 3º trimestre consecutivo. (Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra)

O Produto Interno Bruto capixaba (PIB) sofreu queda pelo terceiro trimestre consecutivo. É o que aponta levantamento do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) feito em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda foi de 1,3% em janeiro, fevereiro e março – período analisado pelo estudo – em relação ao trimestre anterior. Segundo o IJSN, a principal razão é o recuo na produção industrial, sobretudo da Vale, que viu despencar a exportação e pelotização do minério de ferro em Tubarão após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), no final de janeiro. 

Segundo o levantamento, a indústria extrativa – segmento que engloba minério de ferro e petróleo – recuou 10%. O IJSN aponta que o desempenho ruim da indústria acabou afetando o de outros setores, como comércio, serviços e agricultura.

Minério cai 32%

A exportação de minério de ferro, principal produto que sai dos portos capixabas para o exterior, caiu mais de 30% no mês de maio se comparado a abril. De acordo com o levantamento do IJSN, em maio foram vendidas 983,10 mil toneladas de minério para fora, contra 1.446 milhão toneladas em abril, queda de -32.05%. No volume de vendas, foram cerca de R$375 milhões em maio, contra R$475 milhões em abril.

Apesar de o minério de ferro seguir como principal produto exportado do estado, o montante também diminuiu. Em maio, o produto correspondeu a 17% do total de exportações; já em abril era 27%.




O que você acha ?

Como você avalia os 6 primeiros meses de Contarato no Senado?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por