Roda de conversa no Eliziário Rangel vai discutir a Rota da Liberdade no ES

Compartilhe:
Rota da Liberdade

Neste sábado (6), o Centro Cultural Eliziário Rangel – Pontão de Cultura da Serra, em São Diogo, será palco de uma roda de conversa aberta à comunidade sobre a Rota da Liberdade. O encontro terá presença do deputado estadual Fábio Duarte, criador da Lei nº 12.466/2025, que instituiu a Rota da Liberdade e pretende dialogar com moradores, lideranças e atores culturais sobre a implantação do circuito histórico e os impactos para a Serra e região.

O que é a Rota da Liberdade

A Rota da Liberdade é um circuito histórico, cultural, religioso e gastronômico que liga Vitória à Serra, passando também por Cariacica. Trata-se do primeiro circuito estadual com base na Serra e o segundo em Vitória.

A iniciativa resgata a memória da Insurreição de Queimado (1849) – maior levante de luta por liberdade do Espírito Santo. O percurso inclui pontos como:

  • Palácio Anchieta e Praça João Clímaco, em Vitória
  • Carapina e os agroturismos de Pitanga, Guaranhuns e Putiri
  • Estátua de Chico Prego, no Centro da Serra
  • Sítio Histórico e Arqueológico de São José do Queimado, lugar-símbolo da resistência escravizada

Importância do debate

A roda de conversa no Eliziário busca envolver a comunidade da Serra, especialmente São Diogo, no debate sobre os impactos da rota. Entre as expectativas estão o fortalecimento da memória e da identidade capixaba, a inclusão social das comunidades envolvidas e a geração de oportunidades econômicas a partir do turismo histórico e cultural.

O encontro também será um momento de escuta e construção coletiva, diante de um contexto em que a memória da resistência da escravidão tem sido questionada e, em alguns casos, atacada.

Próximos passos

Além da roda de conversa no Eliziário, está marcada uma audiência pública para o dia 18 de setembro, às 14h, na Câmara Municipal da Serra, com participação de gestores, lideranças e sociedade civil. A ideia é definir as diretrizes práticas para estruturar e dar sustentabilidade à Rota da Liberdade, transformando o projeto em realidade concreta para o Espírito Santo.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também