Rio Doce continua recebendo sujeira da Samarco

Compartilhe:
A Samarco não deu previsão de quando ficará pronta a barreira para conter a lama que segue descendo de Minas Gerais. Foto: Agência Brasil
A Samarco não deu previsão de quando ficará pronta a barreira para conter a lama que segue descendo de Minas Gerais. Foto: Agência Brasil

Ontem (26) já fazia 21 dias que a barragem de Fundão em Mariana – MG rompeu e a lama continua descendo para o rio Doce. E não há prazo para que ela deixe de cair. Por isso não tem previsão de quando o rio e o litoral do ES ficarão limpos.

A Samarco apresentou na noite de terça (24) ao Ibama e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), um plano de contenção. Mas não informou sobre a previsão de início e de término das obras.

A coordenadora geral de emergências ambientais do Ibama, Fernanda Cunha Pirillo, informou que o órgão já autorizou a execução do plano pela empresa, que deve ser imediato.

“Tem que ser posto em prática imediatamente, assim que as empresas tiverem condições pra reunir todos os equipamentos e as ações necessárias. Além do plano foi pedida como a recuperação da crista da barragem de Santarém, colocação de ecobags, onde o rejeito será filtrado e que também serve de amortecimento, caso haja uma nova descida de lama”, pontua.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também