Categories: Meio Ambiente

Restinga da praia do Solemar é devastada em Jacaraípe

Contraste: a placa diz que o local é de preservação permanente, mas o próprio poder público fez uma intervenção que destruiu a vegetação de restinga. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

Devastada. Assim está a restinga que havia sido recuperada ao longo dos últimos 15 anos na praia do Solemar em Jacaraípe. O corte das plantas foi feito pela Prefeitura, autorizado pelo governo do Estado e gerou revolta de ativistas que participaram ao longo dos anos do trabalho de recuperação do ambiente, que por lei é Área de Preservação Permanente (APP).

Segundo a Prefeitura, o corte foi apenas de espécies exóticas (que não são daquele ambiente) e aconteceu a pedido dos moradores da região, que teriam alegado que a presença da vegetação gera insegurança, servindo de abrigo para bandidos.

Argumento que foi rebatido pelo geógrafo e morador da região Pablo Torres. “A questão da segurança é importante, poderia ter sido feita uma poda adequada para contemplar isso, mas mantendo as árvores de pé. Foram cortadas plantas nativas sim, aroeira, pitangueira, abricó, feijão da praia. E tudo sem manejo da fauna. Ninhos de pássaros foram destruídos, répteis e mamíferos perderam abrigo. A restinga também serve para controlar a erosão do mar e essa proteção natural foi reduzida”, alerta. 

Pablo é um dos ativistas que se dedica a recuperação e cercamento da restinga, além do trabalho de educação ambiental na região. “Cortaram o trecho entre o pico do surf no Solemar até a altura da av. Guarani. Ainda tentemos conversar com uma técnica da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) que acompanhava o corte sobre a falta de critério na retirada das plantas e ausência de resgate de fauna, mas fomos tratados com ignorância”, afirma.

Outro ativista que também participa das ações de conservação na região, Wanderson ‘Negão’ Ferreira, não esconde a tristeza. “É muito sério. Isso teve a liberação do Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES). Cortaram muitas plantas nativas. É triste ver um trabalho de tantos anos ir por água abaixo”, desabafa.

Em nota à reportagem, a assessoria de imprensa da Semma disse que foi cortado apenas castanheiras, leocenas e yuccas , plantas exóticas que prejudicam o desenvolvimento de espécies nativas. A assessoria disse que o corte teve autorização do IDAF e foi feito a pedido da população, já que o local servia como esconderijo para criminosos, mas não comentou a denúncia dos ativistas de que plantas nativas foram cortadas.

Da subgerência de Controle Florestal do Idaf, Pedro Heyerdahl de Sá, disse que o órgão autorizou o corte raso (no toco) apenas de plantas exóticas e que irá checar a denúncia dos ativistas. “Se forem confirmadas, a Prefeitura será autuada e multada”, adianta.

Pedro disse ainda que a Prefeitura tem autorização para podar 2,95hectares de restinga na região e que está tentando liberação para poder intervir numa área maior, do Solemar até a Praia do Barrote.            

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

11 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

11 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

12 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

12 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

13 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

13 horas atrás