Categories: Meio Ambiente

Represa no rio Jucu pode ajudar Serra a ter mais água

 

Rio Jucu próximo a captação para a Grande Vitória : queda de vazão pode ser atenuada com represa. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

A represa que o Estado promete construir no rio Jucu pode ajudar a Serra a ter mais água disponível. É que ao dar maior segurança hídrica para os mais de um milhão de habitantes na porção sul da Grande Vitória, o empreendimento pode tirar o excesso de demanda sobre o rio Santa Maria, principal manancial que atende a Serra.

A conta é simples. Hoje o Santa Maria também atende a zona norte de Vitória, que compreende os bairros da capital localizados após o Canal da Passagem. Porém, esta região também é interligada ao sistema Jucu e já foi atendida por ele durante a severa estiagem que deixou a vazão do Santa Maria tão baixa, em setembro de 2016, que nem mesmo o rodízio vigente na época pôde ser cumprido. Algumas regiões da Serra chegaram a ficar cinco dias sem água na ocasião.

Já a Cesan é cautelosa sobre a relação da nova represa com maior oferta de água na Serra. Através da assessoria de imprensa, disse que a cidade não será beneficiada diretamente, uma vez que a represa servirá para armazenar o líquido para abastecer diretamente a parte sul da Grande Vitória, que inclui Vila Velha, Viana, Vitória (a parte da Ilha) e Cariacica (exceto Sede e região do Contorno).

A Cesan acrescenta que a Serra já está sendo beneficiada pela represa da hidrelétrica de Rio Bonito, no Santa Maria, que desde 2015 passou a ser operada prioritariamente para armazenar água. E que a cidade passou a contar com reforço no abastecimento com a inauguração do sistema do rio Reis Magos no final do ano passado.    

Para o presidente da Associação dos Empresários da Serra, Djalma Neto, mesmo não atendendo diretamente o município, a represa no Jucu é benéfica para a cidade. “Assim como o sistema Reis Magos, o projeto do Jucu traz mais oferta de água à Grande Vitória. E isso é bom para a Serra, pois o investidor ficará mais seguro para colocar seus recursos aqui tendo garantia de que haverá água”, resume.

Governo promete licitar obra no 1º semestre    

A represa ficará na Serra da Vista Linda, acima da ponte da Macumba, entre Viana e Domingos Martins. Ele deverá preencher o vale, com 14 hectares de espelho d’água, às margens da BR 262, numa região conhecida como Biriricas.

Segundo a Cesan, a barragem terá 50 metros de altura e vai armazenar cerca de 23 bilhões de litros, o que daria para abastecer Cariacica, Vitória e Vila Velha por três meses. A empresa estadual projeta iniciar a licitação no primeiro semestre deste ano.  O custo estimado é de R$ 108 milhões e a obra deve durar entre dois e três anos. 

Ainda de acordo com a Cesan as desapropriações já estão acontecendo e o empreendimento possui Licença Prévia (LP) emitida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf-ES).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

8 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

9 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

9 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

10 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

10 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

10 horas atrás