Reis Magos deve reforçar abastecimento de água da Serra em 2017

Compartilhe:
Rio Reis Magos entre Nova Almeida e Praia Grande. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra
Rio Reis Magos entre Nova Almeida e Praia Grande. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra
Rio Reis Magos entre Nova Almeida e Praia Grande. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Por Bruno Lyra

Até meados de 2017 o abastecimento de água da Serra estará reforçado pelo rio Reis Magos. É o que anunciou na manhã desta sexta – feira (29) a presidente da Cesan, Denise Cadete, em solenidade de lançamento do edital para contratar a empresa que fará as obras.

Segundo Denise, a captação será na região de Putiri, que fica na porção rural da Serra próximo a divisa com Fundão. Também na região será construída uma estação de tratamento de água, além de cerca de 15 km de adutoras que levarão o líquido já tratado para um reservatório na Serra – Sede. O custo estimado das obras é de R$ 69 milhões.

De acordo com a assessoria de imprensa da Cesan, inicialmente o sistema Reis Magos deverá produzir 500 litros por segundo de água tratada. E além da região da Serra-sede, deve abastecer também bairros do Civit.

Atualmente 100% da Serra é abastecida pelo rio Santa Maria, que vem dando sinais que não vai poder mais dar conta sozinho da demanda. Tanto que

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Em fevereiro de 2015 o rio Santa Maria quase secou próximo ao ponto de captação na Serra. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra
Em fevereiro de 2015 o rio Santa Maria quase secou próximo ao ponto de captação na Serra. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

no auge da histórica estiagem iniciada em 2014 quase secou. Ocasião em que a Cesan foi obrigada a diminuir o volume captado e tratado, incluindo cortes no repasse à Vale e Arcelor, que juntas consomem normalmente 1,25 mil litros por segundo (l/s) do rio e tiveram que reduzir para 690 l/s. Os dados são da presidente da Cesan.

Vale e Arcelor são responsáveis pelo consumo de cerca de 30% de toda a produção de água no Santa Maria e o governador Paulo Hartung afirmou que as duas gigantes terão que usar água de reúso das estações de tratamento de esgoto.

Outra medida quanto ao Santa Maria é reservação de 27 bilhões de litros na represa de Rio Bonito em Santa Maria de Jetibá. Segundo a presidente da Cesan, Denise Cadete, o volume pode atender a população da Serra em até seis meses, excluindo o abastecimento das indústrias.

Reis Magos

O rio Reis Magos tem suas cabeceiras nas montanhas de Santa Teresa (rio Timbuí) e na reserva do Goiapaba-açu em Fundão. Ele é formado pelo encontro dos rios Timbuí e Fundão e corre no limite norte do município da Serra, desaguando entre os balneários de Nova Almeida e Praia Grande.

Dentre os problemas ambientais, lançamento de esgoto tratado ou não nas sedes dos municípios de Fundão e Santa Teresa, além do assoreamento por falta de vegetação nas margens e gestão inadequada do solo nas áreas rurais, incluindo as estradas vicinais.

Da Associação de Produtores Rurais da Serra, João Falqueto, fez um alerta quando à captação. Segundo ele, nas marés mais altas, a água salgada do mar sobe por vários quilômetros o Reis Magos até o encontro dos rios Timbuí e Fundão, perto de onde a Cesan pretende captar.

Porém a presidente da Cesan, Denise Cadete, garantiu que o ponto de captação tem água com a característica adequada para ser tratada e distribuída à população.

    

 

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também